Texto Dissertativo - Argumentativo - Tema Linguagem e Politicamente Correto

A liberdade de expressão é um dos pilares da Democracia de maior relevância. Contudo, encontra-se ameaçada por uma forma polida e velada de censura. Trata-se do politicamente correto que por meio da linguagem coíbe o livre pensar e expressar de ideias. Isso por padronizar palavra, ideia ou expressão como ofensiva, ainda que desconexa da realidade.

Em outras palavras, tal seria uma medida cuja função é a de rotular condutas, pessoas e posições individuais perante a sociedade. Ora, o homem é um ser social e teria de abdicar de convicções pessoais a fim de não ser o desprezado do grupo social; ou então isolar-se caso opte por defender seus princípios. Já que ao não se adequar aos moldes do politicamente correto será considerado abominável independente de qualquer senso crítico.

George Orwell, em sua distopia 1984, alerta para o controle do pensamento mediante a mudança de semântica, ou mesmo a extinção de certas palavras. Com o tempo, a pessoa passaria à conformidade e tenderia a não questionar. Logo, facilitaria a um controle totalitário e a hegemonia de um pensamento único.

Todavia não se defende o livre pensar como direito absoluto. A liberdade não dispensa a responsabilidade, isto é, em caso de implicar em crime, por exemplo, de injúria e difamação, ou apologia a outro ilícito; que se aplique os devidos processos conforme previstos em lei. Não é necessário usar o politicamente correto como um modo de censura prévia, sobretudo, quando não há consenso ou objetividade ao aplicá-lo. E sim, um viés ideológico.

Logo, é de suma importância ressaltar os valores do respeito, da responsabilidade e da ética; assim como garantir – sem ressalvas – o direito à liberdade de expressão, um dos princípios basilares da Democracia, no intuito de não tolher o livre -pensar; além de não ameaçar ou fragilizar essa.