Beleza Retardatária

A sociedade movimenta o mundo, o tempo passa, e continuam tentando retardar a velhice. Vemos com o passar dos anos, um maior interesse pela perfeição da nossa aparência. O discurso diário da mídia, refere-se a cultivar um corpo esbelto, cabelo impecável, pele macia, pintura à noite e ao dia. Comumente esses assuntos eram focalizados ao publico feminino, entretanto a procura dos homens em manter-se aparentemente definidos é crescente. Muitos acreditam que necessitam seguir todas as normas da sociedade; não saem de casa sem maquiagem, não usam uma roupa fora de “moda” e etc, tornando-se escravos da beleza.

O grupo social do individuo influencia não só esse meio como os outros. Todos esses mimos com o nosso corpo têm um custo que não é baixo. Clínicas de estética, cabeleireiros, cirurgiões plásticos, calçados, roupas; e se torna interminável nossa lista de “melhoramento do corpo”. Nos desfiles é difícil vermos modelo gordo, baixo e “feio”. Lemos e aprendemos que: “o belo é ser como eles”. Assim as pessoas esquecem de serem elas mesmas. A corrida contra as rugas esta em evidência, e a evolução da mente se mantém congelada. Até quando?

Seria adequado se lêssemos: livros, jornais, conteúdos que intensificam o nosso desenvolvimento. Deixemos as revistas de “fofoca”, regime, moda de adereço na estante. O Brasil sofre graves problemas, a fome por exemplo! Temos que hostilizar os nossos egos pessoais, talvez não dar tamanha importância às unhas essa semana, mas procurar ajudar a quem necessite. Essa excessiva busca pelo “bonito”, muitas vezes nos fazem pessoas fúteis, bonecos de uma sociedade que lucra com o nosso pensamento pobre.

Acredito no valor de nos cuidar, caminhar, fazer um novo penteado, ser feliz. É bom vivermos o nosso plano, e não o plano que delinearam a nós. Beleza não é tudo.