DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Algumas pessoas, pela maneira tradicional de ver as coisas, de enxergar como as coisas realmente funcionam, se negam a enxergar o que se encontra a sua frente. Quando ela rompe esta visão, se permitindo a ver a realidade realmente como ela é – e não da maneira que estava acostumada a ver – ela se desilude e enxerga a verdade, esta pessoa abre um leque de opções, e passa a antes de entender o que enxerga, sentir. A partir deste momento tudo se modifica e ela se sensibiliza, porque o amor – a essência da vida – desperta uma vontade interior de mudar aquela situação, a vida está acontecendo a cada minuto e por vários minutos de nossas vidas nos deparamos a situações, inúmeras situações em um só dia, onde em muitos desses minutos, se não todos, nos deparamos com alguém gritando silenciosamente um pedido de ajuda ou socorro. E muitas dessas vezes, nos recusamos a sentir este grito e nos voltamos ao nosso próprio ser e a nossos interesses e a situação passa facilmente despercebida, porque simplesmente você não viu, não ouviu, não percebeu. Quando você começa a perceber as coisas que acontecem a sua volta, te desperta um desejo, lute você ou não, ele aparecerá e você só o satisfará se realmente estiver atento ao que acontece, o sentimento despertado é o da solidariedade.

É uma responsabilidade muito grande quando se decide lutar pela verdade.

Menciono como citação, Jesus Cristo, o próprio filho de Deus, que sofreu as conseqüências pela luta de um ideal.

Inovação é uma idéia, método ou objeto que é criado, seja com pequenas modificações, ou totalmente novo – inovador.

Quando a pessoa encontra-se consciente e equilibrada, conseqüentemente as coisas acontecem por si só, ela estará em sintonia com o universo e com a existência. O pensamento é um processo mental que o ser humano é capaz – pode elaborá-lo, criá-lo, modificá-lo – no presente, passado, passado e futuro, fazer assimilações e articulações, observando ou imaginando. Neste momento “o pensador” lida inconscientemente com a lei da atração, a resposta vem de acordo com o que se pensa, positivamente ou negativamente.

Por isso a importância da consciência e do equilíbrio para não atrair pensamentos negativos, que não o levará a lugar algum. Conseqüentemente você atrai o que você pensa, é importante estar atento as suas intenções.

Criatividade é uma habilidade característica de uma pessoa criativa, o que ela cria dependerá dos aspectos que motivarão o indivíduo. No inicio do processo o indivíduo conscientiza-se e sensibiliza-se com um problema e/ou situação e enxerga necessidade em reformular a realidade. Esta busca inicia-se com o sentimento de frustração diante dos fatos, a sensação de mãos atadas, fazendo-o desenvolver seu potencial criador para a realização dos seus objetivos. Estar motivado é essencialmente importante para obter êxito em ações criativas.

A motivação é alavanca para desencadear uma ação, esta impulsionada produz a idéia, a faz aparecer com clareza e definida de acordo com as suposições, articulações, assimilações de pensamentos anteriores. Quando o indivíduo recebe o estímulo da motivação ele é capaz de produzir idéias com um maior potencial criativo.

O indivíduo criativo busca motivações intensas para superar obstáculos e vencer barreiras, ocasionadas pela sociedade e o ambiente onde se vive.

Cada momento é único e cada indivíduo também é único, vem deste pressuposto a necessidade que o indivíduo tem em estar em equilíbrio, sendo ele próprio, não sendo uma farsa a si mesmo, tendo confiança em si e na existência. Mantendo o seu “ser interior” em equilíbrio constante.

Não há como ter um universo com a mente separada dele, a mente na verdade molda o tempo todo o que está sendo percebido por ela mesma. A força de um pensamento positivo é centena de vezes maior que a força de um pensamento negativo. Tudo em sua vida até agora foi você que atraiu, a partir deste momento é importante ter consciência disso, pois, envolve responsabilidades e conseqüências.

Os pensamentos são originados de suas emoções - as boas e as ruins -, dentro delas caracterizam-se as outras de inúmeros nomes. Identificando estes mecanismos fica fácil colocar em prática, colocando a cabeça para funcionar e atrair o que se quer.

Quanto mais se sentir bem, mais fácil ficará para atrair e maior o seu grau de elevação, seja material, profissional, pessoal e até mesmo espiritual.Habituando-se a esta nova realidade, começa-se um novo processo, você começa a guiar os seus pensamentos as suas capacidades e começa a perceber que você pensa e sente o que volta até você. Começando a criar sua própria realidade. Então tudo se torna simples e natural.

Depois de se sentir bem, existe um outro passo a seguir, é definir o que realmente você quer. Novamente, definir realmente o que se quer. Cria-se então um foco, e tudo começa a aparecer, terá novas idéias, enxergará novas possibilidades e o universo começa a conspirar a seu favor.

É hora então, de começar a agir, colocar no papel, estruturar e elaborar. Nosso grau de evolução intelectual depende do trabalho que fazemos com a capacidade de raciocinar e agir.

1 O céu, a terra e todos os elementos foram terminados 2 Deus terminou no sétimo dia a obra que havia feito. Ele cessou no sétimo dia toda a obra que fazia. 3 Deus abençoou o sétimo dia e o consagrou, pois tinha cessado, neste dia, toda a obra que ele, Deus, havia criado pela sua ação. 4 Este é o nascimento do céu e da terra quando da sua criação. (GENESIS, 2, 1-4).

E Deus disse que somos imagem e semelhança. Não há porque ter dúvidas e receio de tentar. Quando se realmente quer, sempre se consegue – mesmo que esta passagem bíblica não seja cientificamente comprovada.

A inteligência é a capacidade mental de raciocinar, resolver problemas, articular, compreender e assimilar – são fatores que necessitam de exercício e prática – são determinantes para uma boa aprendizagem. Retomando a necessidade de estar bem consigo mesmo, fatores psicológicos ou traumas podem bloquear o processo de assimilação prejudicando o processo de aprendizagem e desenvolvimento da inteligência. Esqueça o passado, viva o instante e anule traumas já superados com o passar do tempo, já teve tempo suficiente para isso, não se prenda a sensações que ligam ao passado para que não ocorra prejuízos em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento intelectual. Se necessário reaprenda como aprender, ao saber como funcionam suas capacidades poderá colocá-las em prática.

O processo de aprendizagem é natural, você se habitua a imagens visuais, audição, olfato, tato e a percepção. Através deles automaticamente começa a assimilá-los e, quando se assimila a representação mental, conseqüentemente acelera o processo de aprendizagem.

Temos que nos agarrar aquilo que queremos, nos tornando imãs, você atrai aquilo que mentaliza, o pensamento significa coisas, e você traz essas coisas até você pela força do pensamento. A mente modela o que está sendo captado, o que você pensa, sente e faz é sempre uma combinação, você pode se sentir saudável, você pode se sentir próspero e sentir o amor que o cerca, você pode, é de direito seu. Você cria seu universo enquanto permanece vivo.

Os empreendedores sociais são um grupo forte e com características, princípios e valores de um verdadeiro lutador, sempre em busca de melhoria, novas soluções, buscando sempre o impossível de forma simples e prática.

O otimismo é uma característica crucial do perfil empreendedor, acreditando em seus sonhos e tomando iniciativas necessárias para os tornarem – os sonhos – em realidade.

É necessário que o empreendedor tenha força de vontade, e esteja disposto a enfrentar da melhor forma possível, as barreiras, não é fácil, mostrar esta nova forma de praticidade diante das situações, mas também não é impossível, exige-se garra, determinação e otimismo, acreditando sempre em um mundo melhor e com mais oportunidades. Criando assim uma nova visão em relação à maneira de ver o trabalho e de realizá-lo. Com vontade tudo é possível, até mesmo o que em algum momento parecia ser impossível.

Cada pessoa tem sua característica própria e se “preparou” para alguma coisa, depende da responsabilidade e desenvolvimento de cada um implementar alguma contribuição para a sociedade, depende de cada um e de todos, uma atitude positiva para com o caminhar da sociedade, para com o mundo, apesar de tudo que se tem feito, em época de destruição e guerras, ainda há, esperanças que algo possa ser feito. Os empreendedores sociais poderão mostrar isso à sociedade de forma em que todos “vistam” o perfil empreendedor e façam algo pela sociedade.

Caráter e dignidade são características cruciais para que o empreendedor seja capaz de cativar a todos, ou a uma pessoa específica, para a apresentação do projeto. Caracterizo como projeto a transformação de idéias mentais em planejamento estruturado e viável a implementação. Este profissional necessita estar motivado, ter prazer em sua vida profissional e pessoal para que possa transmitir com confiança e conquistar seu público alvo.

É de extrema importância que o empreendedor tenha consciência de seus atos e de suas manifestações corporais e tenha absoluto controle de todas elas, para que não haja prejuízo de má interpretação em uma exposição de anseios interiores, levando a distorção de seus verdadeiros ideais.

Um empreendedor necessita ter raciocínio lógico rápido, para assim poder articular o cérebro a buscar sejam respostas, sejam argumentos ou soluções rápidas e eficazes quanto revolucionárias.

Sua idéia exposta deverá ser completa em diversos aspectos, para que possa ser devidamente compreendida.

Aquele que recebe a informação chamarei de indivíduo y, este interpretará como quiser, a partir deste ponto, é importante estar atento as expressões faciais e olhares do indivíduo y, e analisar mentalmente e rapidamente se ele está interpretando ou compreendendo corretamente a linha de raciocínio que esta sendo transmitida.

Paralelamente, as maneiras e as formas de expressão utilizada pelo empreendedor, tal como a postura adotada estará indiretamente relacionadas à credibilidade que o indivíduo y dará a cada segundo na compreensão e entendimento da idéia apresentada pelo empreendedor.

Compreende-se, contudo, que o empreendedor confiante, sabe a maneira de expor suas idéias a terceiros, convencendo então que sua visão terá resultado futuro. A compreensão da comunicação é um fator a ser levado em consideração.

Necessitando também, sobretudo, estar bem consigo mesmo, traçar objetivos que lhe proporcione prazer pessoal, confiar em si mesmo e produzir, produzir corretamente suas idéias ao colocá-las em um bom projeto.

Abrangendo uma visão geral e específica ao mesmo tempo do tema empreendedorismo, tornando-o de fácil compreensão é de extrema importância ressaltar a problematização social em que vivemos nos dias de hoje, havendo tantas soluções e saídas que poderíamos estar influenciando. O caminho é exigir de si mesmo e das pessoas uma visão empreendedora e de humanidade.

Um convite à mudança, o encontro do homem em sua busca incessante ao seu interior – o homem a busca de si mesmo, caminhando em conjunto com a humanidade. Surge então, o empreendedorismo social como forma de fortalecer a cidadania, empreendendo e criando sua própria forma de auto-sustentação, podendo ser realizada pela motivação da sociedade e com a colaboração e apoio da administração pública, surgindo novas estratégias e soluções para os problemas sociais. O que antes era utópico, hoje podemos tornar real. Temos condições e aptidões para tal transformação.

Basicamente, as diferenças entre os dois tipos de empreendedorismo são os objetivos, porém o perfil empreendedor é o mesmo, apresentado alhures. Resta saber fazer a distinção entre o social e o privado. Ambos geram desenvolvimento. Deixo a pergunta: Porque não o empreendedorismo social, para mudar a estruturação da sociedade e abrir espaço a todos? Ser empreendedor é fazer o melhor, é tornar o mundo sustentável e as pessoas autônomas.

Isso requer muito trabalho, e atitudes específicas, incluindo a criação de novos espaços e experiências participativas. É necessário que o indivíduo se comprometa para o equilíbrio de um todo.

Mostrar as pessoas, que elas podem sim, ter esperanças, é que principalmente depende da responsabilidade de cada um, plantar novas sementes, semeando um mundo igualitário.

A implementação do empreendedorismo social traz consigo, inúmeros benefícios como o aumento de conhecimento trazido à população local, capacidades, competências e oportunidades.

Desenvolvendo o despertar da consciência do cidadão, refletindo na mudança de valores, daquelas pessoas que se sensibilizam com a realidade, encorajando-as a ter fortaleza, fé e auto-estima, estimulando o surgimento de novas idéias e a inclusão social na comunidade, contudo, a melhoria da qualidade de vida dos habitantes e o relacionamento com sua cidade.

A responsabilidade social é não só de interesse coletivo da sociedade, como também da empresa que a exerce, pois poderão deduzir no Imposto de Renda e reduzir suas responsabilidades fiscais, e para a comunidade, o beneficio é a possibilidade de oportunidades. Pode e deve ser trazida e estimulada ao conhecimento de todos, para que o indivíduo possa assimilar esta aproximação e agir com responsabilidade no meio que está inserido.

Estes projetos sociais podem vir através de várias formas: dos indivíduos de uma comunidade, de empresas pequenas, de grandes empresas, de grupos de uma comunidade, de igrejas, e até mesmo da própria prefeitura municipal – atuando direta ou indiretamente conquistando a comunidade local no desenvolvimento da cidade-modelo.

A criação da cidade modelo, caracteriza-se a união da própria prefeitura do município a um órgão criado para o desenvolvimento de projetos sociais, trabalhando em união cumprindo todos os direitos e deveres da prefeitura com o bem estar dos habitantes da cidade local. Pois o exercício de sua atuação e contribuição tem por meta atingir objetivos que tragam benefícios para a sociedade de maneira eqüitativa.

burbuleta
Enviado por burbuleta em 21/12/2007
Código do texto: T786635
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.