Entre Lula e Greta Thunberg

 

O Brasil, como signatário do Tribunal Penal Internacional (TPI) deveria prender Vladimir Putin, se acaso ele viesse aqui. Aliás ele já evitou ir na África do Sul e Índia.

Ele é acusado não só pelas atrocidades de guerra, mas pelo sequestro de muitas crianças ucranianas levadas para a Rússia e, deduz-se, separadas de suas famílias. E nem sabemos como estão sendo tratadas.

Lula porém disse que Putin poderia vir ao Brasil, que não seria preso. Alguém deve ter avisado que isso é competência da Justiça e ele já mudou um pouco o discurso.

E mais, ele acha que a Ucrânia deve ceder alguma parte do território, o que já valeu uma resposta indignada de Zelensky.

Por outro lado há pouco tempo Greta Thunberg esteve na Ucrânia para dar apoio a Volodymir Zelensky e ao povo ucraniano. Classificou as ações russas de "ecocidio" por causa dos danos intencionais causados à natureza como forma de prejudicar o adversário. E declarou que a Rússia precisa ser punida. Ela não mencionou o ditador porque não gosta de citar nomes, mas afinal Putin, como governante, representa a Rússia.

Ao cumprimentar Zelensky, Greta Thunberg tinha a fisionomia iluminada.

Como podem ver as posições de Lula e Greta divergem profundamente, os discursos idem.

E eu, francamente, me alinho com Greta Thunberg, já que ela é que está do lado do Direito.