# Momento Itajubense : Copa de Futebol de Itajubá segue à toda / Julgamento dos atos golpistas / SAÚDE: Hospital de Clínicas inaugura novas instalações do Centro de Oftalmologia *

Jornal virtual de Itajubá - Sul de Minas Gerais

“Copa Itajubá de Futebol Amador e Veterano”: Confira os jogos da rodada

setembro 8, 2023

Para incentivar a prática de esporte e fortalecer o futebol amador regional, a Prefeitura de Itajubá, através da Atual Administração do Prefeito Christian Gonçalves e do Vice-Prefeito Dr. Nilo Baracho, está realizando a “Copa Itajubá de Futebol Amador e Veterano”.

Durante, aproximadamente, 60 dias, 20 equipes masculinas disputam a competição amadora, 4 equipes o Veterano de 50 e 6 equipes o Veterano de 60.

A Copa reune, ao todo, cerca de 900 atletas em 69 partidas de grande qualidade. Elas acontecem nos campos do Yuracan, Atlético e Piedade.

Confira os jogos da rodada no portal da Prefeitura de Itajubá.

ATOS GOLPISTAS

Entenda como será o julgamento dos primeiros réus pelo 8/1

STF marcou para a manhã desta quarta-feira (13)

o início do primeiro julgamento dos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro

MATHEUS TUPINA E MARCELO ROCHA - Folhapress

13/09/2023 08:00 - atualizado 13/09/2023 08:11

Invasão do 8 de janeiro

O STF (Supremo Tribunal Federal) marcou para a manhã desta quarta-feira (13) o início do primeiro julgamento dos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro, quando apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes.

Serão quatro ações penais incluídas na pauta da primeira sessão extraordinária da corte dedicada ao caso. O julgamento agendado pela ministra Rosa Weber ocorrerá no plenário, presencialmente. Os primeiros acusados são homens, com idades entre 24 e 52 anos e de cidades no Paraná e em São Paulo.

Na análise das ações, o relator Alexandre de Moraes lerá o documento com todos os elementos obtidos na investigação. Depois, PGR (Procuradoria-Geral da República) e defesa se pronunciam, e Moraes anuncia seu voto, seguido de Kassio Nunes Marques, revisor dos processos, e dos outros ministros.

Oito meses após os ataques, os processos tramitaram com celeridade, tanto na fase de instrução, quando são coletadas provas e feitas oitivas de acusação e defesa, quanto na abertura das ações penais. Já as defesas afirmam que os casos pecam pela falta de individualização dos crimes, e pede a absolvição dos réus, que negam depredação do patrimônio público.

CPMI do 8/1: PM descreve agressão sofrida por bolsonarista no 8 de janeiro

Entenda como ocorrerá o julgamento dos acusados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro no Supremo:

RITO INICIAL

Após Rosa Weber, a presidente do Supremo, pautar os processos, Moraes lê o relatório que produziu sobre os casos; em seguida, PGR e advogados de defesa se pronunciam. Moraes apresenta então seu voto e, em seguida, vem Kassio Nunes Marques, elencado como revisor e que pode sugerir alterações no relatório.

ORDEM DA VOTAÇÃO

Os ministros votam em critério de antiguidade, do mais novo ao mais velho --Cristiano Zanin, André Mendonça, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e, por fim, Gilmar Mendes anunciarão suas interpretações sobre os casos nesta ordem. Rosa Weber, por ocupar a presidência, vota por último.

PRAZOS

Não há prazo limite para a conclusão dos julgamentos, e qualquer dos magistrados pode pedir vista, ou seja, mais tempo para análise dos casos.

Apesar disso, os processos têm corrido com celeridade inclusive na fase de instrução, onde são obtidas as provas para a elaboração de relatório; a expectativa é de que essa velocidade se mantenha no julgamento, algo já sinalizado com a marcação de sessões extraordinárias para estas ações.

ACUSAÇÕES

Os quatro primeiros réus a serem julgados - assim como outros que ainda aguardam julgamento - são acusados de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.

São eles Aécio Lúcio Costa Pereira, 51, de Diadema (SP); Thiago de Assis Mathar, 43, de São José do Rio Preto (SP); Moacir José dos Santos, 52, de Foz do Iguaçu (PR); e Matheus Lima de Carvalho Lázaro, 24, de Apucarana (PR).

Senador Cleitinho sobre 8/1: 'Quem quebrou tudo, tem que pagar'

A PGR pede a condenação de todos, afirmando que no dia dos ataques, após a "horda criminosa" furar o bloqueio policial, Pereira entrou no Senado; Mathar e Santos, no Palácio do Planalto; e Lázaro, no Congresso Nacional. As denúncias não atribuem danos específicos a cada um dos acusados.

O QUE DIZ A DEFESA

A falta de individualização é um dos aspectos explorados por advogados e defensores públicos para pedir a absolvição dos quatro réus, que negam depredação do patrimônio público ou violência contra integrantes das forças de segurança que atuaram naquela data.

Em linhas gerais, os quatro acusados argumentam que viajaram a Brasília para uma "marcha pacífica" ou esperavam "[que fosse] uma manifestação pacífica".

NÚMERO

Em 9 de janeiro, um dia após os ataques, foram presos em flagrante 2.151 pessoas, segundo o STF. Dessas, 1.341 foram denunciadas pela PGR e tornaram-se réus, que agora aguardam julgamento. Segundo a corte, em 8 de agosto havia 128 presos pelos atos golpistas, sendo 49 deles detidos em 8 e 9 de janeiro.

Em 2 de setembro, Dirce Rogerio, a última mulher presa pela depredação na capital federal, deixou a Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia, por determinação de Moraes, sob medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de se ausentar do país.

SAÚDE: Hospital de Clínicas inaugura novas instalações do Centro de Oftalmologia

setembro 11, 2023

Evento contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti

- Foi inaugurado, segunda-feira, 11 de setembro, a ampliação do Centro de Oftalmologia do Hospital de Clínicas de Itajubá. As novas instalações elevam ainda mais a qualidade dos procedimentos clínicos, intervencionistas e cirúrgicos especializados oferecidos gratuitamente a portadores de doenças oftalmológicas de Itajubá e região.

A inauguração contou com a presença da autoridade máxima em saúde de Minas Gerais, o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, representando o Governador Romeu Zema. Ele foi recepcionado pelo Prefeito Christian Gonçalves, pelo Vice-Prefeito Dr. Nilo Baracho e pelo Diretor Geral do HCI, Dr. Rodolfo Cardoso. Prefeito Christian e Fábio cortaram a fita que inaugura oficialmente o novo espaço.

Também estiveram presentes o Deputado Federal Eros Biondini, a Deputada Estadual Chiara Biondini, o Presidenrte do Cosems/MG, Edivaldo Faria, o Vereador Markinhu Meireles, o Prefeito de Brazópolis, Carlos Morais; o Prefeito de Maria da Fé, Adilson do Santos; entre outras autoridades, Secretários Municipais de Saúde de toda a região e equipe médica/funcionários do HCI.

“Agradeço ao Hospital, na pessoa do Dr. Rodolfo, por mais esta parceria. Juntos, Prefeitura e HCI tem trabalhado incansavelmente para, cada vez mais, atender a população com serviços de saúde de excelência”, disse o Prefeito Christian. “Temos trabalhado já há alguns anos para esta ampliação que hoje se concretiza. Mais uma ação que reforça a nossa parceria com o Hospital para um atendimento especializado e de alta complexidade”, completou Dr. Nilo.

O Centro de Oftalmologia já oferece, desde 2022, as melhores práticas oftalmológicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com a Prefeitura de Itajubá e o Hospital de Olhos de Itanhandu. Sua ampliação corrobora também para que, em um futuro próximo, o HCI possa oferecer o tão sonhado transplante de córnea.

Tese de aluno da UNIFEI é vencedora do Prêmio CAPES 2023

05 de setembro de 2023

- A tese “Development of a Multi-Objective Optimization Algorithm Based on Lichtenberg Figures” alcançou a posição máxima na área de Engenharias 3 na premiação da CAPES. Crédito da Imagem: CAPES.

João Luiz Junho Pereira, aluno do PPG-EME, alcançou a posição máxima na categoria Engenharias 3 do Prêmio Capes 2023 com sua tese. Crédito da foto: Arquivo pessoal.

A tese teve orientação do professor Guilherme Ferreira Gomes e coorientação do professor Sebastião Simões da Cunha Júnior, ambos do IEM. Crédito da foto: Professor Guilherme Ferreira Gomes / IEM – UNIFEI.

Em um feito notável, João Luiz Junho Pereira, estudante do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPG-EME) e pesquisador do Grupo de Estudos em Mecânica Experimental e Computacional (GEMEC), da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), foi agraciado com a maior honra acadêmica do país referente à pós-graduação, o Prêmio CAPES de Tese 2023.

João conquistou o prêmio com sua tese inovadora intitulada “Development of a Multi-Objective Optimization Algorithm Based on Lichtenberg Figures”. O trabalho, defendido em 2022, foi orientado pelo professor Guilherme Ferreira Gomes e teve a coorientação do professor Sebastião Simões da Cunha Júnior, ambos do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM) da UNIFEI.

A tese alcançou a posição máxima na área de Engenharias 3, que engloba as áreas de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Aeroespacial e Engenharia Naval e Oceânica, e a oportunidade de inscrição no concurso surgiu como parte do compromisso da UNIFEI com a promoção da excelência da pesquisa acadêmica.

O prêmio é organizado anualmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e contempla trabalhos nas áreas de Humanidade, Ciências da Vida e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.

Além das premiações em dinheiro, a CAPES oferece certificados e medalhas aos autores, orientadores e coorientadores das teses e aos seus respectivos programas de pós-graduação. Neste ano, foram premiados 49 trabalhos de diversas áreas do conhecimento e distintas Instituições de Ensino Superior (IES).

“Esta conquista marca um momento histórico para a UNIFEI, pois é a primeira vez que a instituição recebe essa prestigiosa premiação”, comentou o orientador da tese, professor Guilherme Gomes. Ele e João Luiz Junho Pereira deverão estar presentes na cerimônia oficial da premiação, que ocorrerá em dezembro deste ano, em Brasília – DF.

Importância da premiação

O professor Guilherme Gomes, orientador da tese premiada, destaca que este prêmio confere uma visibilidade significativa aos autores e às suas pesquisas em todo o país. Ele acredita que isso pode abrir portas para oportunidades de colaboração, financiamento adicional de pesquisas e reconhecimento dentro da comunidade acadêmica. Para o docente, essa premiação reafirma que a UNIFEI é um centro de pesquisa de destaque, comprometido com a excelência acadêmica e o avanço do conhecimento.

A tese premiada

A pesquisa desenvolvida por João Pereira elaborou a primeira meta-heurística do mundo inspirada em fractais e que possui rotinas de otimização baseada em trajetória e população ao mesmo tempo. Além disso, é a primeira meta-heurística multiobjetivo registrada com patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no Brasil.

Nos últimos anos, diversos algoritmos foram desenvolvidos e aprimorados para aprender e propor soluções para diversos problemas da humanidade. Nesse contexto, as meta-heurísticas são algoritmos mais poderosos que independem da existência de equações explícitas e podem lidar com múltiplas variáveis de entrada, objetivos, restrições, multimodalidade e não-convexidade, entre outros.

A ideia do algoritmo surgiu após uma profunda revisão sistemática, com centenas de referências sobre otimização multiobjetivo em Engenharia Mecânica, realizada na tese. No entanto, existem diversas outras publicações e resultados inovadores que são resultados indiretos da tese, incluindo parcerias internacionais.

A principal contribuição da pesquisa consiste no desenvolvimento de um algoritmo de otimização multiobjetivo que é capaz de encontrar soluções mais adequadas para todos os problemas, não somente mecânicos, impulsionando o desenvolvimento de melhores produtos e processos.

Impacto social e econômico

Conforme destacado pelo professor Guilherme, o trabalho de pesquisa teve um impacto significativo no avanço da inteligência artificial aplicada à Engenharia, principalmente no campo da Engenharia Mecânica. O desenvolvimento pioneiro da primeira meta-heurística inspirada em fractais e da primeira meta-heurística multiobjetivo registrada e patenteada no Brasil marcou um avanço substancial na otimização de problemas complexos, incluindo aqueles que, anteriormente, eram considerados de difícil resolução de maneira eficiente, especialmente em problemas mecânicos.

A tese também apresenta um grande impacto na área econômica, já que as soluções encontradas por meio do algoritmo de otimização multiobjetivo podem gerar melhorias em diversos setores da indústria. Com o uso desta ferramenta, é possível descobrir soluções mais eficientes e econômicas para problemas complexos de Engenharia Mecânica e áreas correlatas, o que pode levar a um aumento de produtividade e a uma redução nos custos da produção.

Além disso, o registro da patente abre portas para novas oportunidades de negócios e parcerias, enquanto a capacidade do algoritmo de lidar com problemas complexos sem equações explícitas pode levar a novas soluções otimizadas em diversas áreas da indústria.

Mais informações

Confira também a veiculação feita sobre a premiação da tese da UNIFEI no site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), da qual João Luiz Junho Pereira recebeu bolsa para a realização de seus estudos: http://www.fapemig.br/pt/noticias/1029/

Consulte ainda material veiculado no site da UNIFEI sobre outro ex-aluno agraciado com menção honrosa do Prêmio CAPES Tese em 2019, acessando: https://unifei.edu.br/blog/unifei-concede-mocoes-a-ex-aluno-agraciado-com-o-premio-capes-tese-edicao-2019-e-a-seus-orientadores/

Teatro Municipal recebeu exposição “Um mundo cheio de cores” da aluna da rede municipal Hillary Cedano

agosto 21, 2023

- O Teatro Municipal de Itajubá recebeu de 21 de agosto a 21 de setembro a exposição “Um mundo cheio de cores” de autoria da aluna do 5º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Dr. Xavier Lisboa, Hillary Cedano, de 10 anos de idade.

Hillary é uma artista plástica mirim nascida em 2013 na cidade de Jacareí (SP) e que, atualmente, reside em Itajubá. Fez suas primeiras pinturas aos 6 anos de idade utilizando materiais como papelão e folhas brancas. As pinturas chamaram a atenção da família e da escola que consideraram a técnica de Hillary bastante diferenciada por sua mistura de cores.

Na mostra “Um mundo cheio de cores”, a artista mirim transporta para 12 telas diferentes toda a sua habilidade ao pintar figuras da natureza e de seus próprios sonhos.

Hillary explica a paixão pela pintura: “É como se eu entrasse em um mundo mágico e cheio cores. É um dom que Deus me deu para que eu possa colorir o mundo com muita alegria”.

Acidentes na Fernão Dias deixaram pelo menos dois mortos no Sul de Minas

- Pelo menos quatro pessoas morreram após se envolverem em acidentes de trânsito em rodovias do Sul de Minas durante o fim de semana. Duas das ocorrências aconteceram na Fernão Dias, quando mulheres foram arremessadas dos carros após capotamento na via.

As ocorrências fatais aconteceram em Cachoeira de Minas, Passos, Careaçu e São Gonçalo do Sapucaí neste sábado (19) e domingo (20).

Já em Itajubá e Campestre, acidentes envolvendo veículos também deixaram pessoas feridas. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, uma das ocorrências pode ter acontecido porque a pista estava escorregadia após uma chuva.

BR-459, Cachoeira de Minas

Em Cachoeira de Minas (MG), no sábado, um homem morreu após uma batida entre um carro e um caminhão na BR-459. Conforme a Polícia Militar Rodoviária, o caminhão fazia o trajeto de Itajubá a Santa Rita do Sapucaí e, ao realizar uma curva à direita, se deparou com o veículo invadindo a contramão de direção.

Conforme a PMR, o motorista do caminhão disse que tentou desviar para fora da pista, mas não foi possível evitar a colisão. Após a batida, o caminhão tombou em uma ribanceira, às margens da rodovia. A perícia foi acionada e o veículo removido. O corpo do motorista foi levado ao IML de Pouso Alegre pela funerária.

MG-050, Passos

Um homem de 52 anos morreu após o carro que ele dirigia bater de frente com um ônibus na MG-050, em Passos (MG), no início da madrugada deste domingo (20). Duas pessoas que estavam como passageiras no veículo ficaram feridas, sendo uma em estado grave.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, carro teria invadido a contramão e batido de frente com o ônibus. A perícia e o Corpo de Bombeiros estiveram no local. O corpo foi liberado para o IML.

BR-459, Itajubá

Um motorista perdeu o controle e o carro caiu na calha de captação de água pluvial da BR-459, em Itajubá (MG), neste domingo (20). De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, as causas do acidente podem ter sido a chuva e a pista escorregadia.

O motorista apresentava lesões aparentes na face, além de dores na cervical. Ele foi socorrido pelo Samu e levado para o Hospital das Clínicas de Itajubá. O veículo foi liberado para um condutor habilitado.

MGC-267, Campestre

Motorista perde controle de direção, invade contramão e bate em outros dois carros na MGC-267 — Foto: Redes sociais

Motorista perde controle de direção, invade contramão e bate em outros dois carros na MGC-267 — Foto: Redes sociais

Um motorista perdeu o controle de direção do carro que dirigia, invadiu a contramão e bateu em outros dois veículos na MGC-267, em Campestre, (MG), na tarde deste domingo (20). Quatro pessoas ficaram feridas no acidente.

Os três motoristas com ferimentos leves foram levados para o hospital de Campestre. Já uma idosa que estava de passageira um dos carros teve lesão grave, com fratura exposta nos pés. Ela foi levada para atendimento na Santa Casa de Machado.

BR-381, Careaçu

Uma mulher de 28 anos morreu após um carro rodar e capotar na Fernão Dias, em Careaçu (MG), na tarde deste domingo (20). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a vítima estava sem cinto de segurança e foi arremessada para fora do veículo.

Conforme a PRF, o carro seguia no sentido da rodovia para São Paulo, para São José do Alegre (MG). As outras quatro pessoas que estavam no veículo foram levadas para o pronto-atendimento de Pouso Alegre.

BR-381, São Gonçalo do Sapucaí

Uma mulher morreu após ser arremessada para fora de um carro que capotou na Fernão Dias, em São Gonçalo do Sapucaí, na tarde deste domingo (20). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o veículo capotou depois de o motorista perder o controle de direção. A mulher estava no banco de trás.

Conforme a PRF, o veículo, com placa de Praia Grande, ia para a cidade de Divinópolis (MG), quando o motorista perdeu o controle de direção. Dentro do carro estavam três pessoas. Segundo a polícia, o motorista não se machucou e um dos passageiros foi levado para o Hospital São Sebastião, em Três Corações, com quadro estável.

Festival Gastronômico das Abóboras de Contagem encantou

pela diversidade de pratos, participação popular e música boa

- Evento chegou à sua 16ª edição com ocupação da praça Tancredo Neves e muita confraternização

Diversão, música, dança, cânticos, beleza e muito sabor foram características marcantes do 16º Festival Gastronômico das Abóboras, que aconteceu na praça Tancredo Neves, no Centro, e que contou com a presença maciça da população. Sob a música das bandas Ultra Jazz Big Band e Super Som C&A, o público foi embalado pela música, que variou do instrumental à agitação do rock, encantando pessoas de todas as idades.

Para a prefeita Marília Campos, ver a praça cheia foi motivo de muita alegria."Trata-se de uma festa iniciada há muitos anos e que chegou à 16ª edição, o que me deixa muito feliz. Primeiro por ver tanta gente junta, famílias, amigos, conhecidos unidos na praça, aproveitando a oportunidade para confraternizar. A alegria das pessoas é contagiante e nos faz acreditar que estamos no caminho certo, promovendo encontros, bem-estar e sentimentos bons nas pessoas", disse.

A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, ressaltou a importância do festival, que promove o protagonismo do idoso na cidade. "É encantador quando acompanhamos o processo desde o início, a vontade dos participantes, que criam as receitas e trazem, para o público, verdadeiras obras-primas, cheias de sabor, com alegria nos olhos. Contagem tem valorizado as pessoas e o Festival das Abóboras é mais um exemplo", destacou.

O público também ficou emocionado com o festival. Caso de Maria Aparecida de Oliveira, de Igarapé, que fez questão de cantar e dançar as músicas do Ultra Jazz Big Band. Ao lado de conhecidas, fechou os olhos e cantou cada trecho cantado. "Tudo muito tranquilo, música de qualidade e que nos faz curtir cada momento", contou.

O bacharel em direito, Rodrigo Vieira aplaudiu a iniciativa da Prefeitura. Para ele, "é importante ao munícipe de Contagem e também para quem visita a cidade, ter eventos de qualidade, com música, sabor e diversão". Seu amigo, Gustavo Orlande, seguiu a mesma linha. Para ele, que ficou sabendo do festival pelo Instagram da Prefeitura, "Contagem é uma cidade que merece ter eventos importantes, haja vista que é uma das maiores economias do Estado e tem uma gestão que prima não apenas por melhorias na estrutura, mas também levando ao público atrações e reuniões de qualidade".

Em frente à sede da Prefeitura, uma atração à parte: cerveja de abóbora com coco. Inovador, o empreendedor Amarildo Oliveira, da cervejaria Monte Castelo, levou uma diversidade de sabores às pessoas: pilsen, stout, IPA e pumpkin (abóbora). "Fizemos a de abóbora, em especial, de uma forma artesanal, com lúpulo, açúcar mascavo, cravo, canela, côco, gengibre e, claro, abóbora. O resultado ficou muito bom, estamos sempre tentando aprimorar, mas o retorno que tivemos foi bem gratificante", contou.

Disputa prato a prato

Caldo, trufa, pastel, creme, cachorro quente, consumê, sanduíches e vários doces foram algumas das delícias que o público pôde experimentar no tradicional evento culinário da cidade. Como protagonistas, 14 grupos de idosos disputaram o prêmio de melhor receita por um júri técnico. Com preços que variaram de R$ 5,00 a R$ 10,00, o paladar do morador da cidade acabou sendo conquistado pelo Cras Nova Contagem, que venceu com o prato "Top 3 Premium de Abóbora: Linguiça de pernil, ao creme e farofa".

De acordo com Ana Mônica Soares, uma das idealizadoras do prato, tudo veio da fusão de ideias e mistura de sabores. "Tudo ficou além das expectativas. Foi emocionante, dignificante, maravilho", contou ela, premiada com R$ 1.000,00. O prato também foi eleito na votação popular como o melhor do festival.

Em segundo lugar no júri técnico, o Espaço Bem Viver Luiz Palhares recebeu R$ 700,00, com o prato "Consumê de abóbora com lombinho e bacon". Em terceiro ficou o "Bolo de pote com abóbora", do Cras Industrial, que recebeu R$ 300,00.

Na votação popular, vencida também pelo Cras Nova Contagem, em segundo esteve o "Caldo de abóbora com frango", do Cras Eldorado, seguido pelo "Pastel de carne seca com abóbora", do Cras Sede. Todos os três receberam troféus.

Estiveram presentes ao evento, ainda, o vice-prefeito, Ricardo Faria, vereadores, secretários, subsecretários e administradores regionais.

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 13/09/2023
Reeditado em 13/09/2023
Código do texto: T7884470
Classificação de conteúdo: seguro