# Momento Itajubense : Prefeitura de Itajubá e Senai abrem cursos Técnicos gratuitos / Setor agropecuário mineiro gerou mais de 1,9 mil empregos com carteira em julho / Justiça processa juiz bolsonarista / Lula e Biden fecham acordo trabalhista *

Jornal virtual de Itajubá - Sul de Minas Gerais

Prefeitura e Senai oferecem 95 vagas em cursos de qualificação

profissional gratuitos para pessoas de baixa renda

Interessados devem se inscrever no CRAS mais próximo até sexta-feira, 22 de setembro

A Prefeitura de Itajubá e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) firmaram parceria para oferecer à população de baixa renda três opções de cursos gratuitos de qualificação profissional.

O objetivo é promover a inserção e/ou recolocação de trabalhadores no mercado de trabalho, atendendo também as demandas por mão de obra qualificada apontadas pelas indústrias ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (SIMMMEI).

Os interessados em uma das 95 vagas devem se inscrever no CRAS mais próximo de sua residência:

CRAS Antônio Carlos Parreira Tiengo (Rua Zequinha Braga, 212, bairro São Vicente) – Telefone: 9 9912-6517

CRAS Luzia Silva Riera (Rua Miguel Braga, 382, bairro Boa Vista) – Telefone: 9 9907-5948

Requisitos para matrícula:

– Ensino Fundamental completo

– Comprovante de residência

– CPF do aluno

– RG do aluno

– Indicação da Prefeitura Municipal de Itajubá

– Declaração de baixa renda

Confira os cursos ofertados:

DESENHISTA MECÂNICO (195h)

Período: 25/09 a 15/12/23

Turma 1: Segunda a sexta-feira das 13h às 17h — 25 vagas

Turma 2: Segunda a sexta-feira das 18h30 às 22h30 — 25 vagas

Idade mínima: 16 anos

O mercado de trabalho na área metalmecânica busca profissionais preparados, com habilidades para dar forma aos mais variados projetos. A qualificação profissional em Desenhista Mecânico é uma ótima opção para quem busca uma boa colocação nesse mercado. No curso, o aluno aprenderá a elaborar desenhos de peças e conjuntos mecânicos, utilizando instrumentos de desenho e software de CAD, seguindo normas técnicas.

A vasta área de atuação do setor permite a atuação e especialização em ramos como:

– Auxiliar de projetos

– Cadista

– Desenhista copista

– Desenhista detalhista

– Desenhista industrial

– Desenhista mecânico

– Projetista

ASSISTENTE DE CONTROLE DE QUALIDADE (180h)

Período: 25/09 a 15/12/23

Turma única: Segunda a sexta-feira das 18h30 às 22h30 — 25 vagas

Idade mínima: 16 anos

Reduzir os custos e aumentar a satisfação dos clientes faz parte dos principais objetivos das empresas atualmente. Com o curso de Assistente de Controle de Qualidade, o aluno desenvolve habilidades que melhoram o desempenho de processos, tornando-se um profissional importante e reconhecido pelas empresas. Após a conclusão do curso, o profissional poderá atuar em diversas áreas, tais como indústria, comércio e prestação de serviços.

SOLDADOR EM ELETRODO REVESTIDO (180h)

Período: 25/09 a 15/12/23

Turma única: Segunda a sexta-feira das 18h30 às 22h30 — 20 vagas

Idade mínima: 18 anos

O Curso de Qualificação Profissional Soldador Eletrodo Revestido tem por objetivo o desenvolvimento de competências para cortar, preparar material, soldar pelo processo eletrodo revestido e controlar a qualidade do cordão de solda, nas posições plana, horizontal e vertical para confecção e recuperação de equipamentos, máquinas, estruturas metálicas e ferramentas, utilizando materiais em aço carbono, montando e preparando o equipamento de soldagem e seguindo legislação pertinente, procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de preservação ambiental, de saúde e segurança.

Setor agropecuário mineiro gerou mais de 1,9 mil empregos com carteira em julho

- O agronegócio é um dos motores da economia mineira com recordes na safra de grãos, que atingiu 16,8 milhões de toneladas em 2022, e também nas exportações, com US$ 15,3 bilhões de dólares embarcados no mesmo período. A força do setor se reflete na geração de empregos. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em julho deste ano, as atividades agropecuárias geraram 1.981 empregos com carteira assinada, a grande maioria do segmento das lavouras temporárias, com destaque para o alho.

Quem ocupa postos gerados pela expansão da agricultura, comemora as oportunidades. Trabalhadora rural há 21 anos, Sirley Alves da Silva saiu de Arapuá, com o marido, irmã e amigos, por falta de emprego. Nas lavouras de alho e cenoura, em São Gotardo, encontrou emprego no setor de toaletagem, ou seja, a limpeza do alho. A mudança de vida compensou. “Para mim, só melhorou. A gente quer trabalhar, formar um filho e pagar as contas em dia”, afirma Sirley.

Minas Gerais é o maior produtor de alho do país e vem registrando aumento na safra desde 2018. A produção mineira alcançou 80 mil toneladas, em 2022, com crescimento de 8,3% em relação à safra anterior, de acordo com dados preliminares do IBGE. A área também registrou crescimento de 7,7%, chegando a 5,2 mil hectares.

O município de São Gotardo, na região do Alto Paranaíba, é um dos principais polos produtores de alho do estado e recebe mão de obra de todo o país. “A cada hectare de alho plantado, a gente tem de três a quatro pessoas trabalhando. O plantio e a colheita são feitos manualmente um a um, tem também o processo de limpeza e isso requer muita mão de obra”, afirma a produtora rural Juliana Lisboa Ribeiro.

Evolução em números

No acumulado janeiro a julho deste ano, foram gerados 29.554 empregos no setor agropecuário, com crescimento de 2% comparado ao mesmo período de 2022. Atualmente, o total de empregos do setor agropecuário mineiro é de 309. 607 postos de trabalho.

Eduardo Sekita / Crédito: André Cruz

Outro dado que sinaliza a continuidade deste bom momento da atividade na promoção do emprego e renda é o crescimento dos recursos do crédito rural. De acordo com os levantamentos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), na safra 2022/2023, foram destinados R$ 656,5 milhões para o custeio das lavouras de alho, com crescimento de 33,7% em relação à safra anterior.

Novas tecnologias

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, lembrou que o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura e suas vinculadas, Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), está presente no campo, ao lado do produtor, levando tecnologias, desenvolvendo pesquisas e garantindo a vigilância sanitária dos produtos mineiros. “O Sistema Estadual da Agricultura trabalha para garantir o crescimento sustentável do agro mineiro, com o aumento da produtividade e a conquista de novos mercados”, afirmou. O setor agropecuário respondeu em julho por 16% do saldo total de 12.353 empregos gerados no estado.

Comércio Aquecido

Além de gerar emprego e renda no campo, o bom desempenho das atividades agropecuárias influencia a criação de novos postos de trabalho nos centros urbanos das cidades e no comércio. “Contando todas as culturas que temos na região de São Gotardo, alho, cenoura, beterraba e repolho, são mais de 10 mil empregos gerados. Isso implica em crescimento de consumo que, por sua vez, movimenta o comércio. A região não tem indústria, é o agronegócio que movimenta toda a tenda no comércio”, relata o engenheiro agrônomo e diretor executivo da Sekita Agronegócios, Eduardo Sekita de Oliveira.

llllll Justiça pune juiz bolsonarista

- O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em decisão unânime, ordenou a abertura de um processo administrativo disciplinar contra o juiz Marlos Melek, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, em Curitiba. O magistrado do trabalho responderá pela participação em um grupo nas redes sociais que incentivava um golpe de estado e por supostamente ter feito ataques sistemáticos ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A decisão do CNJ responde a uma reclamação feita pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).

O relator do processo é o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão. Ele foi o mesmo ministro que emitiu o relatório preliminar que apontou indícios de "gestão caótica" no controle de valores oriundos de acordos de delação e leniência firmados na operação Lava-Jato.

Segundo a reclamação da ABJD, o juiz participava do grupo denominado "Empresários & Política", mesmo grupo que gerou um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), que apurou a colaboração de empresários no financiamento de atos golpistas contra o resultado que deu a vitória ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições do ano passado.

No grupo de mensagens por WhatsApp estavam conhecidos empresários bolsonaristas como Luciano Hang, dona da Havan, Ivan Wrobel, da W3 Engenharia, Marco Aurélio Raymundo da Moormaii, José Koury, da Barra World, Afrânio Barreira Filho da Cocobambu, e um dos donos da Tecnisa, Meyer Joseph Nigri.

COALIZAÇÃO GLOBAL'

Lula e Biden se unem por sindicatos e trabalhadores de aplicativos após tensão entre Brasil e EUA

Presidentes do Brasil e EUA lançarão documento defendendo liberdade sindical

e garantias aos trabalhadores por aplicativo

Mariana Sanches - Enviada da BBC News Brasil a Nova York

18/09/2023

- Os presidentes de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e Estados Unidos, Joe Biden, lançarão um documento batizado de "Coalizão Global pelo Trabalho", no qual defenderão liberdade sindical, garantias aos trabalhadores por aplicativo, entre outras medidas.

Ou, nas palavras do Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, Biden e Lula irão se juntar "para destacar o papel central e crítico que os trabalhadores desempenham na construção de um país sustentável e democrático, um mundo equitativo e pacífico".

Embora o teor do texto ainda não esteja finalizado e tampouco seja público, ao menos quatro pessoas envolvidas em sua elaboração, tanto do lado americano quanto do brasileiro, disseram à BBC News Brasil que os detalhes do acordo importam menos diante do que representa a própria existência da iniciativa.

Depois de uma série de solavancos, o lançamento representa um certo resgate da relação entre os dois líderes.

"A sacada não está em algo escrito no documento, está no fato de que Brasil e EUA estão liderando isso juntos, que Lula e Biden construíram algo novo em conjunto", disse à BBC News Brasil um dos auxiliares de Lula com envolvimento direto no assunto.

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 20/09/2023
Reeditado em 19/10/2023
Código do texto: T7889966
Classificação de conteúdo: seguro