# Momento Itajubense - E o pedágio é R$ 9,20 no Sul de Minas / Prefeitura de Itajubá lança Escola Aberta / Concurso Cultural Sicoob: conheça os vencedores da primeira fase em Itajubá / O escroque Musk *

Jornal virtual de Itajubá - Sul de Minas

Novos pedágios já estão sendo cobrados no Sul de Minas:

em Santa Rita do Sapucaí, Caldas e Senador José Bento.

O valor da tarifa alcança R$ 9,20 em cada

- Os pedágios da BR-459 começaram a funcionar na segunda-feira (9) no Sul de Minas. O anúncio foi feito neste sábado pela concessionária que administra a pista. As praças estão localizadas em Santa Rita do Sapucaí, Caldas e Senador José Bento. O valor da tarifa será R$ 9,20 em cada pedágio.

Ao todo são cinco bases de serviço que funcionarão 24 horas por dia e contarão com quatro ambulâncias, seis guinchos, três caminhões-pipas, cinco viaturas de inspeção, veículos para resgate de animais, além de um Centro de Controle Operacional.

Para solicitação de atendimento médico ou mecânico, os usuários da rodovia devem ligar para o telefone 0800 290 0459. A ligação é gratuita e o serviço está disponível 24 horas, todos os dias.

Confira abaixo a localização das Bases Operacionais:

BSO 1 – MG-290 – Ouro Fino – km 53

BSO 2 – BR-459 – Itajubá – km 161,7

BSO 3 – MG- 173 – Cachoeira de Minas – km 2,8

BSO 4 – BR-459 – Ipuiúna – km 57,7

BSO 5 – MGC – 146 – Andradas – km 627,4

Localização das praças de pedágio e funcionamento

PP 01 – Caldas – km 40,5

PP 02 – Senador José Bento – km 80,9

PP 03 – Santa Rita do Sapucaí – km 117,3

4G

Outro serviço que estará disponível a partir de segunda-feira é o sinal 4G em toda extensão das oito rodovias que fazem parte da concessão. Segundo a EPR Sul de Minas, a inovação amplia a segurança dos condutores facilitando o contato com a concessionária ao longo do percurso pelas rodovias, garantindo a agilidade nos atendimentos.

Formas de pagamento e desconto para usuários

Segundo a concessionária, o pagamento poderá ser feito em dinheiro, cartão de débito e crédito ou vale pedágio.

Outro recurso que estará disponível aos usuários é o desconto de usuário frequente – DUF. De acordo com a EPR, este é um mecanismo de

ESCOLA ABERTA: Prefeitura de Itajubá abrirá escolas para a população participar de atividades culturais, esportivas e de lazer

outubro 8, 2023

Atividades acontecerão nos dias 12 e 13 de outubro, nas escolas dos bairros Novo Horizonte, Rebourgeon, Açude e Santa Rosa

Quem tem saudades dos tempos da escola guarda em um lugar especial lembranças como as brincadeiras no recreio, a hora da merenda, os professores preferidos e as intermináveis conversas com os colegas. O projeto Escola Aberta, da Prefeitura de Itajubá, promete reviver estes momentos ao receber toda a comunidade nas escolas municipais para participarem de atividades culturais, esportivas e de lazer.

Nos dias 12 e 13 de outubro, das 13h às 17h, escolas dos bairros Novo Horizonte, Rebourgeon, Açude e Santa Rosa se tornarão ponto de encontro dos moradores de todas as idades (confira a relação das escolas participantes abaixo). O projeto Escola Aberta vai oferecer pipoca, algodão doce, pintura no rosto, brinquedos infláveis, atividades recreativas e muito mais. Para participar é só chegar!

O Secretário Municipal de Educação, Júnior Fraga Bastos, destacou a importância das escolas serem vistas como uma parte importante do bairro e da comunidade como um todo “A ideia é que todos os moradores da cidade possam ter essa experiência de aproveitar as instalações das escolas aos finais de semana para diversão e lazer, afinal as escolas são da população e precisam ter vida também fora dos horários de aula”

Itajubá 2030: Planejamento Estratégico

O projeto Escola Aberta faz parte do Planejamento Estratégico Itajubá 2030 e conta com a participação das secretarias de Educação, de Esportes e Lazer, de Desenvolvimento Social, de Cultura e Turismo.

O objetivo é oferecer à comunidade um espaço socializador para a família, capaz de promover mudanças e permitir ações acolhedoras, por meio de ações para a comunidade local aos finais de semana.

ESCOLAS PARTICIPANTES (12 e 13 de outubro, das 13h às 17h)

E.M. Francisco Pereira Coutinho – CAIC

Endereço: Rua Vinte e Dois, 116 – Novo Horizonte

CIEM Desembargador Francisco Pereira Rosa

Endereço: Rua Albérico Galo, 410 – Rebourgeon

E.M. Professora Isaura Pereira dos Santos

Endereço: Av. Wagner Lemos Machado, 320 – Açude

E.M. Padre Donato

Endereço: R. Sebastião Florêncio da Costa, 701 – Santa Rosa

Concurso Sicoob

- O Concurso Cultural Sicoob, voltado para estudantes do 3º e 5º ano e que contou com a participação de alunos da rede municipal de ensino, já tem os vencedores da primeira fase (confira a lista abaixo). Realizado em todo o país, o concurso incentiva a cultura da cooperação nas escolas por meio de desenhos e crônicas produzidos por alunos regularmente matriculados em escolas da rede pública, privada e em cooperativas escolares.

O objetivo do Concurso é estimular a produção de conhecimento a respeito da realidade local. Além disso, a ação também contribui para o desenvolvimento pedagógico dos alunos, que são incentivados a produzir textos e desenhos que reflitam sobre o tema do cooperativismo.

Após a fase local os trabalhos vencedores serão enviados para a Cooperativa Sicoob Central e participarão da etapa regional.

Confira os vencedores da fase local em Itajubá:

Categoria Desenho

3º – Escola Municipal Teodomiro Santiago / Aluno: Kauann Willians F. dos Reis

2º – Escola Municipal São Vicente de Paula / Aluna: Helena Fernandes da Cruz

1º – Escola Municipal São Vicente de Paula / Aluno: Luiz Eduardo do Nascimento

Categoria Crônica

3º – Escola Municipal Teodomiro Santiago / Aluno: Gabriel Lucas Dias Oliveira

2º – Escola Municipal Professor Carmo Cascardo / Aluno: Daniel Caldeira Rocha

1º – Escola Municipal São Vicente de Paula / Aluna: Heloá Aparecida Corrêa Veríssimo

Kalúnia 2023

Um jornal de boatos confirmados

Amiguinho de Bolsonaro , o escroque internacional Elon Musk estragou a Yahoo e o Twiter

O escroque afrikaner, Elon Musk, comprou o yahoo e o twitter para adulterá-los com censura, bloqueios de mensageiros que o desagradem. E venda forçada de celulares. Parceiro e investidor de nazifascistas como Donald Trump e Jair Bolsonaro, Musk protagonizou, há um ano, uma visita ao Brasil, toda patrocinada pelo governo deste país, que resultou em nada. E deveria ser investigada pela Polícia Federal.

O encontro entre Musk e o ainda presidente Jair Bolsonaro (PL) no Brasil agitou, na época, apoiadores do Minto , que nas redes sociais comemoraram. A reunião, foi articulada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, numa cidade do estado de São Paulo, comprendeu a apresentação por Musk, evidentemente em inglês, de um projeto da rede de satélites da SpaceX. Musk disse, na ocasião, que o projeto definiria internet de alta velocidade para escolas na zona rural brasileira, além de também "monitorar a Amazônia". O projeto não entusiasmou os grandes empresários que participavam do encontro.

Musk agrada políticos nazifascistas, será que porque ele nasceu na África do Sul quando o país nazista e racista?

De um lado para o outro

O escroque, dono da Tesla e fundador da SpaceX se declara "moderado" e "socialmente progressista e conservador quanto à política fiscal" e patrocina campanhas de políticos democratas e republicanos dos EUA. Ele pagou US$ 1,2 milhões (cerca de R$ 5,8 milhões) para políticos e partidos dos Estados Unidos desde 2002. O dinheiro foi dividido quase igualmente entre políticos democratas e republicanos : cerca de US$ 85 mil foram para duas causas do estado da Califórnia, onde tem moradia.

Suas empresas também investiram em lobbies (dinheiro para partidos e políticos aprovarem projetos)): a Tesla gastou US$ 5,5 milhões e a SpaceX, US$ 9,7 milhões.

Em 2018, Musk chegou a se autodeclarar "socialista". Ele fez uma piada com socialismo no Twitter e depois brincou :

"a propósito, eu na verdade sou um socialista. Mas não do tipo que realoca recursos (...) fingindo fazer o bem enquanto na verdade causa o mal. O verdadeiro socialismo busca o bem comum." Taí, tremendo escroque.

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 05/10/2023
Reeditado em 09/10/2023
Código do texto: T7901691
Classificação de conteúdo: seguro