Desafio para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.

A força do trabalho da mulher no Brasil tem um papel fundamental para a evolução política, social, artístico, educacional e em muitas outras esferas do desenvolvimento da nação.

Embora sua remuneração seja, comprovadamente, segundo levantamento do Dieese divulgados no início de 2023, menor em 21% que os da mão de obra masculina, isso não as tornam menos importantes ou de maneira mais grotescas, inferiores na hierarquia laboral.

Uma das mais árduas tarefas, majoritariamente efetuadas pelas mulheres, são os afazeres domésticos, assim como os de cuidados com filhos, maridos, enfermos da família e tantas outras importantes funções, como se fossem obrigação exclusiva deste gênero.

Em raras ocasiões, há o reconhecimento e a compreensão das pessoas que este tipo de trabalho desgasta tanto quanto, ou talvez até mais, que qualquer outra atividade remunerada em qualquer ambiente de trabalho “convencional” seguindo as normas da CLT. Falo isto, pelo preconceito estrutural enraizado desde sempre na nossa sociedade prioritariamente machista.

Dito isto, há uma necessidade de se mostrar que este despautério para com as mulheres já não tarda em ser extinto. Para tanto, se faz necessário uma vontade política de se reconhecer que estas tarefas sejam remuneradas e reconhecidas com trabalho, já que de fato, são realmente um trabalho de suma importância para a sociedade como um todo.

Todo meu respeito e gratidão, assim como deveria ser de toda classe política, o reconhecimento que estas guerreiras além de, nesses tempos de concorrência “selvagem” terem que lutar por uma vaga no mercado de trabalho, ainda tem que, quase invisivelmente, dar conta de tais tarefas sem o devido reconhecimento financeiro.

Esperamos que com a representatividade feminina no congresso nacional e em outras estruturas sociais, este tema ganhe força e poder para que, em uma sociedade mais justa, nossas mulheres possam finalmente gozar, além da lindeza de serem quem são, também poderem, com seu próprio e peculiar “suor” incrementar a economia do lugar, gerando riquezas e divisas que, até então são inexistentes em nosso país.

Por: Maerson Meira. 07/11/2023. Tema da redação do Enem 2023.

MAERSON MEIRA
Enviado por MAERSON MEIRA em 07/11/2023
Código do texto: T7926683
Classificação de conteúdo: seguro