A descriminalização do aborto

Um assunto que sempre rendeu bastante polêmica e que recentemente tem gerado muitas discussões é o aborto, porque tem se debatido acerca da sua descriminalização. Naturalmente, há os que são a favor e os que são contra, o que mostra que a polêmica está muito longe de chegar a um fim.

Por um lado, há os que defendem que as mulheres são livres e donas de seus corpos e que, por isso, têm pleno direito de decidir se querem ou não levar adiante uma gravidez. Quem é a favor acrescenta que proibir o aborto não adianta já que muitas mulheres acabam recorrendo a clínicas clandestinas, remédios ou métodos rudimentares e acabam morrendo de hemorragia ou infecção. Assim, segundo que defende, se o aborto for permitido quem desejar realizar o procedimento poderá fazê-lo com segurança.

Já os que são contra alegam que um feto é uma vida, com pleno direito a viver e que o aborto, na verdade, não passa de um assassinato. Tudo isso nos leva a discutir quando a vida realmente começa. Também devemos considerar que abortar nunca será uma decisão fácil que muitas mulheres que se submeteram a esse procedimento se arrependeram amargamente de tê-lo feito.

Portanto, percebemos que esta é uma discussão que muito provavelmente está longe de chegar a um fim e que, antes de decidir se somos a favor ou não devemos observar bem todos os lados da questão. Em todo caso, perguntemo-nos quando a vida humana tem início e lembremos que toda vida é para ser defendida.