# Momento Itajubense: Itajubá vive crise administrativa depois de caso milionário de corrupção

Jornal de Itajubá, Sul de Minas

Sexta - feira, 29 de março de 2024

- Passado mais de um mês da prisão de seu vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Nilo Baracho; além de mais dez pessoas envolvidas em um desvio de pelo menos R$ 1,4 milhão das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Obras; e do Hospital das Clínicas de Itajubá - HCI, a população do município está sem nenhuma informação sobre o desfecho do crime que poderá determinar intervenção na prefeitura cujos serviços públicos estão seriamente afetados.

Pior, a corrupção acontecia desde 2016, há oito anos, quando da primeira gestão de Rodrigo Riera, com o atual prefeito Christian Gonçalves vice-prefeito, e Nilo Baracho secretário municipal de Saúde.

Bolsonaro

Riera, Christian e Baracho são aliados de primeira hora do ex-presidente Jair Bolsonaro. Isto a ponto dos dois primeiros,prefeitos, terem sofrido denúncias de uso do cargo nas campanhas eleitorais do capitão.

Assim que se deu a prisão do vice-prefeito e também secretário de Saúde, Nilo Baracho, em fevereiro último, o prefeito Christian Gonçalves decretou sua exoneração e comunicou oficialmente desconhecer todo crime. Foi além, informou que a prefeitura passaria a contar com órgãos e fiscalização interna para impedir novos desvios. Acontece que em conjunto Christian nomeou como nova secretária municipal de Saúde a adjunta de Baracho - Maria Cristina de Porto Sales.

Hospital das Clínicas

Para quem achar que a quantia de R$ 1,4 milhão em oito anos desviada não só das Secretarias Municipais da Prefeitura de Itajubá, como também do Hospital das Clínicas de Itajubá - HCI - ou mais propriamente de sua empresa mantenedora, a AISI - Associação de Integração Social de Itajubá - foi pouca, vale esclarecer que além do montante, os onze diretamente envolvidos tiveram inúmeros bens de alto valor apreendidos pela polícia em suas casas, o que incluiu inclusive jóias, dinheiro, celulares e veículos. É mole ou quer mais.

E só para lembrar, a AISI é a empresa mantenedora também da Faculdade de Medicina de Itajubá - FMIt, faculdade particular caríssima. Daí diretores e ex-diretores da AISI e FMIt estarem também presos. Aliás, o farmacêutico e vice-prefeito preso - Nilo do Vale Cesar Baracho - é também professor e pesquisador da Faculdade de Medicina de Itajubá - FMIt , só que parou naturalmente com as aulas.

Natural de Cruzília, Baracho chegou ao poder em Itajubá com o ex-prefeito, Rodrigo Riera, e dele não largou até ser preso no vértice do escândalo financeiro público e privado desbaratado em fevereiro último pelo Ministério Público , Polícia Civil e Polícia Militar de Minas Gerais.

Baracho e outros detidos que incluem diretores, ex-diretores do HCI , AISI , mais empresários Itajubense estão sendo investigados por peculato, organização criminosa, corrupção ativa, passiva, e lavagem de valores.

ZB
Enviado por ZB em 29/03/2024
Reeditado em 02/04/2024
Código do texto: T8030304
Classificação de conteúdo: seguro