# Momento Itajubense : Câmara Municipal de Itajubá cassa afinal Nilo Baracho em sessão extraordinária / Prefeitura de Itajubá apaga seu noticiário /

Jornal de Itajubá - Sul de Minas Gerais

- Depois de adiar uma sessão ordinária para votar a cassação do vice-prefeito, Nilo Baracho, a Câmara Municipal de Itajubá cassou afinal o também ex-secretário municipal de Saúde, em sessão extraordinária sexta-feira passada, 10 de maio. A cassação aconteceu depois da prisão de Baracho por corrupção em desvio de recursos da Prefeitura e do Hospital de Clínicas de Itajubá - HCI - em um montante superior a R$ 1,2 milhão. O desvio acontecia há vários anos, desde a administração do prefeito Rodrigo Riera, do MDB mesmo partido de Baracho, através de superfaturamento da frota de veículos da prefeitura e secretarias municipais de Itajubá em conluio com uma oficina do empresário itajubense Hassam George Al Mohallem, segundo investigações ainda em curso da polícia civil e Ministério Público de Minas Gerais.

Além de ex vice-prefeito, ex-secretário municipal de Saúde - desde a gestão Rodrigo Riera - Baracho é professor da Faculdade de Medicina de Itajubá - FMIt , ligada ao HCI, do qual também houve desvio de recursos públicos e privados.

A proposta para a cassação de Baracho partiu da vereadora Andressa Daiany da Silva Arantes (em mandato coletivo pelo PT), Pedro Gama (PV) e Robson Vaz (PSDB).

Com a cassação o cargo de vice-prefeito ficará vago até o fim do mandato da atual gestão Christian Gonçalves, que foi vice-prefeito de Rodrigo Riera. O agora ex vice-prefeito de Itajubá foi preso durante duas operações contra corrupção deflagradas no dia 20 de fevereiro em Itajubá pelo Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar. Além do empresário Hassam George Al Mohallem, foram presos também quatro administradores do HCI.

Prefeitura de Itajubá não informa

A plataforma de Prefeitura de Itajubá está sem qualquer notícia desde esta segunda-feira, 13 de maio, quando deveria ser oficializada a cassação do ex vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Nilo Baracho. Além disto, a última edição disponível do Diário Oficial de Itajubá data de quinta-feira passada, 9 de maio.

Zulcy Borges - editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 13/05/2024
Reeditado em 13/05/2024
Código do texto: T8062300
Classificação de conteúdo: seguro