NAÇÃO BRASIS

A pluralidade brasileira tem sido, por décadas, tanto a sublimação como o declínio da nação. Não há como fazer " vistas grossas " às diferenças que se apresentam diante de nossos olhos. São elas das mais variadas, desde o simples fazer geográfico que - quando pequenos - aprendemos ao alinhar com barreiras de distanciamentos, regiões... estados... mares...

O " brasil " é próspero, isto sabemos! Do ouro que é metal supremo, ao carvão, que sem igual brilho, também impõe valor, energia, e aos poucos, também vem causando impactos.

Somos o país do crime e da impunidade, também o da felicidade, da esperança; da Sapucaí do lixo ao luxo, contrapondo-se às Rocinhas de misérias.

O Brasil das medalhas esportivas, que nem com socos e chutes perde a maestria tradicional dos gols... das manchetes, ou dos pódios adormecidos.

Esta é minha nação, cuja identidade ainda indefinida, reconstrói-se um pouco por dia, no Negro chapinha ou Branco tupi... No Índio antenado, plugado! Brasil à paisana, país almejado, rumando ao estado de país NAÇÃO!

macioni benjamin
Enviado por macioni benjamin em 25/01/2008
Reeditado em 19/06/2014
Código do texto: T832874
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.