TEIA POLÍTICA

Às vezes, me pego pensando, tentando entender a política e os políticos brasileiros.

Fico confuso ao me esforçar para saber como a política consegue mudar as pessoas, como a política, com o tempo, vai apagando o caráter dos homens que se envolvem na grande teia.

Trata-se de algo muito complexo e é um assunto delicado, pois você conhece uma pessoa cheia de ideais, norteada por boas idéias, com um discurso que faz com que você se sinta encaixado nas palavras desta pessoa, e pense: "Este sujeito vai satisfazer os anseios de seus representados...", porém, depois de eleito o candidato, inicia-se uma cadeia de decepções...

Percebe-se que o representante escolhido pelo povo, inclusive por você, surpreende a todos com uma jogada estranha e suja, distribuindo cargos de confiança aos seus correligionários derrotados em outras regiões, como forma de "pagamento", por terem se candidatado e perdido.

Logo depois, quando você vê que ele ainda não se dedicou àquele projeto explicitado durante a campanha e resolve cobrar, acaba recebendo a já conhecida resposta: "_Não era do jeito que eu pensava, eu não posso dar continuidade nesse projeto, pois ele requer um planejamento, uma elaboração mais acurada e só depois poderei incluí-lo no orçamento..."; a tecnocracia toma conta da administração.

Não bastasse, você vê que ele gasta muito dinheiro em publicidade, em marketing pessoal e se esquece das necessidades básicas dos governados, e se lembra de que ele entrava nos postos de saúde cheios de filas e brigava com todo mundo, e hoje, que ele está no poder, continuam os mesmos problemas, pois ele diz que não tem dinheiro e nem disponibilidade para contratar mais servidores e que isso é assim mesmo, são problemas que toda cidade tem.

Algo pior ainda, é quando você o vê abraçado a outro político que até então era seu ferrenho adversário, com uma faixa escrita num palanque de inauguração: "Aliança feita para durar", e nota que o mesmo criou mais alguns cargos de confiança, do tipo "Assessor de projetos inacabados" ou "Chefe de Jardinagem" ou então, "Diretor de assuntos urbanos", e emprega também alguns protegidos do ex-desafeto.

A graça disso tudo acaba quando você fica sabendo que o seu representante, apareceu com um carro novo, depois que renovou toda a frota pública, com todos os veículos da mesma marca e que o irmão dele, está prestando serviços na área de comunicação visual da pessoa jurídica de direito público.

E o interessante, é que aproximando-se as eleições, ele chora, dizendo que foi perseguido pela oposição, e que não o deixaram trabalhar, gritando "-Querem me derrubar !"

E que a maioria dos eleitores não percebe que os tais adversários são só outros cães, querendo o osso que ele não quer largar.

BORGHA
Enviado por BORGHA em 28/01/2008
Reeditado em 30/01/2008
Código do texto: T836108
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.