Educação para o trânsito

Educação para o trânsito envolve o conjunto de ações que visam preparar todas as pessoas que integram o trânsito (tanto condutores quanto pedestres) e ensiná-las as normas que regem este, para que haja harmonia, eficiência e segurança ao se utilizar deste.

O papel de um educador vai muito além de ditar normas e repassar informações aos que integram o trânsito, pois quando se fala em educação, se fala em conduta, respeito e aprendizagem.

Ao educar condutores de veículos e pedestres deve se levar em conta a escolaridade, o estilo de vida, o ambiente, etc.

Para educar os usuários do trânsito, o educador deve deixar claras as normas de trânsito, ajudá-los a interpretar essas regras e mostrar como devem ser cumpridas e por que devem ser cumpridas.

A mídia, quando auxilia na educação para o trânsito, realiza bem sua função pelo poder de persuasão à população, mostrando as conseqüências do desrespeito às normas de trânsito, tais como as penalidades e os acidentes.

Fora da mídia, os fiscais de trânsito são também educadores pelo fato de mostrarem o que é certo e errado no trânsito, porém, dessa forma, os condutores só aprendem algo depois de terem cometido o erro e sofrido alguma penalidade ou acidente, e mesmo assim, muitos voltam a cometer as mesmas infrações.

Na verdade, os condutores sabem das leis que regem o trânsito antes de serem multados, sabem ainda mais devido ao grande fluxo de informações que têm atualmente e quando foram retirar suas habilitações.

É necessário então, estar sempre reeducando os usuários do trânsito, atualizando e complementando as formas de instrução, de acordo com o tipo de usuário de trânsito.

Acredito em um tratamento personalizado, mas com o objetivo de manter um bom trânsito para todos os tipos de usuários: condutores de carros, motos, caminhões, pedestres, etc., sendo crianças, jovens e adultos.

Janicris Rezende Januzzi
Enviado por Janicris Rezende Januzzi em 13/04/2008
Código do texto: T944623
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.