Dinamismo cultural

As mudanças constituem o dinamismo da cultura. Assim a mudança que é inculcada pelo contato não representa um salto de um estado estático para um dinâmico, mas, antes, a passagem de uma espécie de mudança para outra. O contato muitas vezes estimula a mudança mais brusca, geral e rápida do que as forças internas.

O tempo é um importante elemento na analise de uma cultura. Pois atitudes tomadas em determinado período representam diferentes reações e interpretações de acordo com o tempo em que são analisadas.

Cada sistema cultural está em constante mudança, saber entender esse mecanismo é importante para minimizar os impactos entre as gerações e evitar comportamentos indesejados.

Cada indivíduo se relaciona de diferentes formas com a cultura na qual esta inserido, esse relacionamento ocorre de forma limitada, uma vez que, a participação de um indivíduo em determinada cultura se dá através de sua faixa etária.

Se uma criança não está apta para exercer atividades de uma vida adulta, vale lembrar também que um velho pode já não ser capaz de realizar determinadas tarefas que requerem alguma capacidade física.

Mas a idade pode também proporcionar impedimentos culturais, delimitados pelas normas da sociedade no qual o individuo faz parte.

Sendo que qualquer que seja a sociedade, a possibilidade de domínio de todos os aspectos de sua cultura é nula. O que deve haver é uma participação mínima para que possa ocorrer uma interação do indivíduo com os demais membros da sociedade. Isso propiciará o possível controle de determinadas ações.

Esse controle é importante para a harmonia social, uma vez que, existem padrões de comportamento que devem ser seguidos. Para que ocorra uma socialização adequada é necessário que o individuo conheça as regras de seu grupo.

Assim, da mesma forma que é fundamental para a humanidade a compreensão das diferenças entre povos de culturas diferentes, é necessário saber entender as diferenças que ocorrem dentro do mesmo sistema. Este é o único procedimento que prepara o homem para enfrentar serenamente este constante e admirável mundo novo do porvir.

MILANA DIAS
Enviado por MILANA DIAS em 14/04/2008
Código do texto: T946054