Será que devemos liberar o uso das drogas?

Há décadas vem se trabalhando muito contra as drogas, com programas, projetos, publicidades e palestras, com intuito de ajudar dependentes químicos, ou prevenir o acesso de novas pessoas a este vício. Mas nada disso foi suficiente e eficaz para a diminuição ou até mesmo o abandono às drogas para aqueles que são dependentes.

O consumo de drogas é muito comum no mundo todo, é um mal desnecessário, mas também podemos dizer que é um câncer, mas um câncer benigno com a possibilidade de cura.

Às drogas tem um efeito devastador nas vidas daqueles que consomem ou que tenham um familiar dependente ou envolvido nas drogas, mas, como não bastasse estes problemas devido às drogas, ainda tem o “tráfico” que matam milhares de pessoas no Brasil, diretamente ou indiretamente. Ai nos vem à questão: Será que devemos liberar o uso das drogas?

Acredito que sim, pois de quebra estaríamos poupando várias vidas que seriam perdidas devido ao narcotráfico, e poderíamos através do governo, controlar estas substâncias, com padrão único e a possibilidade de ser menos prejudicial à saúde, manipulando um pouco à sua química, havendo uma possibilidade muito maior de recuperação caso o usuário opte em parar de consumir determinada droga.

Além destas vantagens há algo que deve ser destacado, pois o governo iria arrecada impostos devidos as vendas destes produtos legalizados, podendo usar este dinheiro na recuperação destas pessoas.

Então devemos pensar muito sobre este assunto, e através de um referendo podemos decidir a liberação ou não das drogas, com campanha que possam esclarecer bem o “sim” ou “não” pelas drogas, mostrando os dois lados da moeda.