Desenvolvimento versus Calamidade

A China tem crescido muito nos últimos anos, devido a sua mão-de-obra barata e o seu Socialismo de Mercado. Mas nesse seu plano de desenvolvimento econômico ela ainda deixa a desejar no social.

Após a Revolução de 1949, Chiang Kai Shek deixa o poder e Mao Tsé-Tung torna-se dirigente supremo do país, proclamando a República Popular da China. Havia uma necessidade de desenvolvimento industrial então o governo lançou o Grande Salto para a Frente, foi um grande fracasso e milhões de pessoas morreram de fome.

Quando Mao Tsé-Tung morreu Deng Xaoping assumiu o poder e abriu a economia chinesa criando as Zonas Econômicas Especiais(atraindo multinacionais para a China), a partir dessa medida podemos entender o crescente desenvolvimento do país.

Enquanto um americano trabalha 8 horas por dia, folgando nos finais de semana; um chinês trabalha 12 horas todos os dias da semana, e ainda ganha 20 vezes menos que o americano. Cerca de 200 milhões de chineses ganham menos de 1 dólar por dia, multiplicando vezes 30(número de dias no mês) chegaremos a 30 dólares por mês. Os chineses que ganham essa quantia é maior que a população do Brasil, convertendo 30 dólares em reais chegaríamos a um número menor que o salário mínimo brasileiro.

Indubitavelmente a China tem melhorado seu quadro social nos últimos anos, mas não o necessário. É difícil entender o desenvolvimento se milhões de pessoas passam fome, o governo chinês poderia investir um pouco dos 2,7 trilhões de dólares arrecadados anualmente, no vasto número de miseráveis do país.

*OBS: Se eu fosse chinês com certeza estaria sendo preso por compartilhar essas informações. Por tanto aproveitem a nossa liberdade de expressão e parem de criticar o Brasil, em vez de fazer isso: que tal mudar de conduta ?

Rafael de Abreu
Enviado por Rafael de Abreu em 12/05/2008
Reeditado em 13/05/2008
Código do texto: T986589