Será que um bom comportamento pode ser ensinado nas escolas?

A escola, instituição que tinha como função complementar o trabalho realizado pelas famílias, hoje muitas vezes, está recebendo pessoas sem nenhum tipo de formação moral, o que dificulta muito seu trabalho. Em muitos casos isso se deve ao fato que a família, primeira instituição que é apresentada ao indivíduo, não soube lhe aplicar uma educação saudável. O trabalho de formação de personalidade então é repassado para escola, que de muitas formas precisa ensinar bons comportamentos a esses indivíduos, para que estes possam viver tranqüilamente consigo mesmo e com os outros, e isto está gerando muita confusão. Por exemplo, uma escola que possua em seu corpo alunos que não estejam recebendo uma educação conveniente por parte dos pais, em função destes não disporem do tempo necessário para lhes ensinar uma formação correta que esteja de acordo com o grande propósito da escola que é formar bons cidadãos, a tendência para o seu fracasso enquanto educadora é quase certo. Por estarem afastados do cuidado da família, os filhos, muitas vezes são induzidos a se envolver em esquemas que são prejudiciais para todos, inclusive para si mesmos, pensando que tudo isso pode ser justificado pelo conceito de uma boa amizade. Pelo fato, dos filhos não estarem recebendo uma educação com bons elementos suas vidas e a vida da sociedade em geral, foi transformada num verdadeiro caos. A escola por sua vez, ficou no meio de toda essa confusão. Ou seja, com este atual modelo de aprendizagem conciliado com os princípios da modernidade uma realidade antieducativa está sendo gerada.

Não estou querendo isentar toda a culpa da escola por esta má formação dos alunos dentro do projeto político de ensino. Visto, que essa possui um sistema educacional que também contribui para o fortalecimento de toda essa tragédia. Podemos dizer que a forma que a escola utiliza para ensinar seus alunos é um processo que dá continuidade à educação condicionada que este vem recebendo desde que nasceu (competitividade), “fazendo lhe entender” que em nossa sociedade somente o mais forte resiste, e para vencer o individuo sempre precisa querer ser o melhor, quando deveria simplesmente demonstrar que para vencer ele não precisa querer ser o melhor, apenas precisa participar da construção de um mundo melhor. Além do mais essa metodologia utilizada nas escolas onde o aluno é aprovado ou reprovado, por suas notas, faz com que estes só entendam que precisam atingir uma média para serem aprovados, e assim não conseguem perceber o verdadeiro papel que a escola tem, que é preparar indivíduos que possam viver e trabalhar com mais amor e dignidade, contribuindo para felicidade de todos.

Uma alternativa possível seria transformar a escola num centro de ensino integral, onde o aluno irá receber ensinamentos mais adequados com o que se espera dele. Com melhores ensinamentos não seria preciso lesgislar tantas leis e regras e não haveria tanta violência nos atos da população em geral. Mudando esse sistema educacional para algo que realmente possa proporcionar uma formação de boa qualidade para todos, que não continue a provocar essa separação de classes, que está repleta de injustiça. Oferecendo uma educação com o mesmo nível para todos, a qualidade de vida tende a melhorar, e assim o homem poderá se sentir mais livre dentro do seu contexto de vida. A escola assim, teria como desenvolver uma melhor consciencia em seu aluno. Fazendo com que este realmente aprenda como progredir e obter sucesso em sua vida pessoal, e não fazer que ele se sinta oprimido e forçado a reagir por ignorância.

gilbertodetoledo
Enviado por gilbertodetoledo em 16/05/2008
Reeditado em 01/09/2011
Código do texto: T992630
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.