BOCAS E FOMES

Considero um bom exercíco a revisão de nossos conceitos sobre alimento e alimentação.

O alimento para ser assim considerado, deve atender a alguns critérios: ser uma substância capaz de oferecer nutrientes, ou elementos de que o nosso corpo necessite, dever ser mastigável, digerível, estar disponível e ser fonernecido de maneira segura e equilibrada, visto que tudo que atrapalha, impede ou dificulta o bom funcionamento de nosso corpo já não é alimento e sim veneno.

Enquanto a alimentação é a ação de nós alimentarmos, ou de fornecermos ao corpo o alimento como descrito acima.

Mas será que conhecemos o que nos alimenta?

Proteínas, carboidratos, vitaminas, sais minerais e água nos indicam os conceitos mais simples; mas se observarmos melhor, veremos que o oxigênio que respiramos também nos alimenta, tanto que o corte dele seria decretar nossa morte.

Então alimentar o corpo é algo mais complexo e demanda que possamos conhecer e aceitar nossas reais necessidades; em outras palavras temos que conhecer nossas "bocas" famintas de elementos que muitas vezes desconhecemos.

De nada adiantaria oferecermos água, arroz e feijão para alguém que necessita de oxigênio. Os bêbes choram de sede e muitas vezes lhe oferecemos comida, e isso não cessa sua necessidade. Quantas vezes nos esbaldamos no chocolate, tentando suprir nossa fome de afeto? engordamos e não resolvemos o problema.

No momento em que se fala tanto no combate a fome, temos que repensar, observar e encarar nossas bocas e fomes, para assim adequadamente nos alimentarmos ...caso contrário poderemos estar nos envenenando ao encher de arroz e feijão uma das bocas do ser que mantém outras bocas abertas e famintas.

Caca Moura
Enviado por Caca Moura em 17/01/2006
Reeditado em 18/01/2006
Código do texto: T99796