A VELA

Seu simbolismo e o Ano Novo



"Há homens que são como as velas; sacrificam-se, queimando-se para dar luz aos outros."
                                     Antônio Vieira


Aproxima-se o fim do ano e consequentemente teremos as tradicionais festas de fim de ano, quando as famílias se reunem em torno da mesa e apesar de espocarem os espumantes, em geral sempre temos compondo a mesa uma ou mais velas. Em geral é usada a vela creme, podendo no entanto seguir a ornamentação utilizada.

Na verdade a vela é carregada de simbolismo, segundo Jules Boucher, “A vela apresenta um simbolismo ternário, que os escritores religiosos não deixaram de destacar. Para eles, é a imagem da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Pode também representar o ternário: Corpo,Alma e Espírito. É a imagem da sublimação espiritual”.

A vela apresenta um simbolismo vital, evidentemente este mesmo simbolismo é também encontrado na flor (A igreja só aceita sobre os altares flores naturais ou artificiais “de seda”).
A chama da vela é viva e ritual ao passo que a luz produzida pelo gás ou eletricidade tem sempre algo de artificial.


Esta luz física representa a luz espiritual. Não são, pois, um simples detalhe dos diversos rituais. Simbolizando o Fogo Sagrado, são o emblema de um Ser Superior. Representa também as preces que a Ele são dirigidas.

Na verdade existem três tipos de velas:

O primeiro tipo de vela é aquela que, muito bonita de um acabamento maravilhoso, fica sobre castiçal, enfeitando um móvel, uma sala; porém jamais alguém ali chega e coloca fogo para que o pavio incandesça e a vela espalhe sua luz pelo ambiente em que se encontra. Esta vela serve somente como obra de arte, encantando os olhos, para que nosso espírito possa apreciar o trabalho de alguém que a moldou e pintou.

A segunda vela é aquela que foi usada por falta de luz, depois é apagada, ficando o seu coto esquecido em alguma gaveta ou canto, não mais espargindo sua luz. Esta só tem utilidade nas horas em que a escuridão total impera.

O terceiro tipo de vela é aquele em que o pavio queima por todo o tempo, até se extinguir e, quando se exaure, além da lembrança da luz que lançou durante toda a vida, não importando o ambiente à sua volta, quer seja uma sala de um humilde lar, ou um salão de resplandecente luz em um palácio, ao final de sua existência, esta vela ainda deixa no prato ou castiçal sobre o qual brilhou a marca indelével de sua passagem por ali.

Se compararmos as três velas verificamos, que elas indicam as pessoas do mundo em que vivemos. As primeiras são as que se preocupam com o mundo material, com a beleza, mostrando um visual rico resplandecente e enfeitado.

A segunda se refere a uma pessoa que não da muita atenção ao seu visual ou as coisas materiais, e deixa sua luz iluminando só nas horas em que precisa.

O terceiro tipo de vela é aquele que queima até o fim e ainda deixa sua marca por onde esteve iluminando. Compara-se às pessoas que estão trabalhando para transmitir luz a todos quantos os cercam, que lutam pelos menos favorecidos.


 
" Se tem conhecimento, deixe que as outras pessoas acendam as suas velas na tua."
                                            
Thomas Fuller

Feliz  Ano Novo  Familia Recantista

  
 
             
 "Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre." (Carlos Drummond de Andrade)

 São os meus votos  e de minha Familia

 
Silvia Araujo Motta

Em triste tarde
A vela arde
Crepita e chora/Por quem foi embora
A vela tenta
E experimenta
Iluminar
E até cantar
O amor não volta
Ela revolta
Recorre à Prece
Hoje agradece.
Não quer sofrer!/Sabe vencer
Vive no altar
Só a iluminar.

R enovação assim se faz
U ma vela que se doa e jaz
Y isto para que seu brilho
S eja uma luz no fim do túneo,
I luminando caminhosL evando esperança,
V ela com tempo limitado
A ssim não sinta fracassada
B rilhou o tempo necessário
A giu em sua manifestação
R evelando que a sua missão
B asta para se fazer plena doação
O teu toco, permanece guardado
S abe que ainda pode ser usada
A o menor sinal de escuridão.
   COM CARINHOANGELICA GOUVEABoa noite Ruy, vim agradecer tua companhia neste ano que se finda e ti desejar a voce e sua família um ANO NOVO cheio da presença e permanencia em DEUS.

Ruy Silva Barbosa
Enviado por Ruy Silva Barbosa em 27/12/2010
Reeditado em 30/12/2010
Código do texto: T2693746
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.