Sexualidade: EDUCAÇÃO SEXUAL: LUXO OU NECESSIDADE?

“ EDUCAÇÃO SEXUAL : LUXO OU NECESSIDADE? ”

Toda vez que nos questionamos algo, temos as clássicas perguntas: por que, onde, como e quando? Não sai disso.

Se estamos educando alguém essa Educação presume-se que deva ser integral. Já que o comportamento do aluno exige resposta da escola, e se consequentemente a escola ama o aluno, o mesmo deve ser preparado para amar. Sexo é amor, sexo é vida. Sexo com amor é melhora de vida.

A preparação dos pais e educadores deverá ser feita contínua e constantemente, pois uma pessoa feliz será uma pessoa equilibrada sexualmente. Sexo fonte de sexualidade e não de genitalidade e muito menos de pornografia. Educar deve ser preparar já que deve ser “urgente”. Obviamente afirmo que a Educação Sexual é uma necessidade imperiosa. Pois se a vida se resume na tríade SEXO, PODER e DINHEIRO, creio que na nossa educação fundamental a primeira opção está perdendo de lavada para as outras duas.

Mas não podemos abandonar os diversos prismas que a sexualidade implica. Hei-los : ponto-de-vista dos pais, da criança e do educador em relação a sexo.

Na recém-nascida até 18 meses: criança= início do aprendizado ela está se conhecendo. E não dissocia mãe, do próprio corpo. Para ela a mãe faz parte do seu ser , é o leite e a vida. Vide Melaine Klein em sua teoria de peito bom e peito mau.

Para os pais= ela é um ser assexuado, mas fazem diferenças entre os dois sexos, como vestuários e tratamento , ignora que existe um ser vivo. A síntese da formação do gênero está aí. Desde quando uma criança de 1 mês sabe que rosa é de mulher e azul é de homem?

O educador= deve ensinar nomes corretos ( já repararam que os únicos órgãos do corpo humano que têm inúmeros sinônimos são os genitais? ) , naturalidade na manipulação, ou seja; limpa-se uma vagina igual se limpa um ouvido ou a boca. A sexualidade deve ser encarada como parte da vida.

Na pequenina de 18 meses aos 3 anos: criança= começa o conhecimento do mundo externo, ela controla os seus esfíncteres ( se os pais tem caráter anal, e se preocupam muito com higiene e limpeza, elas percebem e simplesmente não fazem cocô). Há uma auto-descoberta, imaginemos se você passa o dia inteiro de fraldas ... o que será que você irá pegar assim que tirarem ela de você? O pipiu ou a perereca, certo? Qual o problema? Há um natural afastamento da mãe e o encontro com o pai. Este tem que estar presente ! Masturbação é extremamente comum, só que sem teor erótico. Apenas como um fenômeno de estímulo-reação. Imprescindível a socialização , brincar com as outras crianças. Senão teremos verdadeiros reizinhos e rainhas, pequenos ditadores.

Já os pais=não falam sobre certa região, diminui o contato corporal com o menino, não aceita que o filho sinta prazer, há violenta repressão e culpa. Deve lembrar suas próprias experiências. Como foi difícil não ter alguém para explicar as coisas, lembrar das idéias absurdas que você criou por simples e absoluta falta de informação.

Educador= calma, habilidade com nova linguagem, tanto corporal , quanto o discurso falante de certas crianças.

Já aos 3 a 4 anos : criança= pensamento mágico com inúmeras fantasias. Comportamento de imitação, falam tudo que ouvem e aprendem também. Cuidado se houver crise entre o casal, ela será uma antena viva sexual. E a agressividade será uma das formas de manifestar sua indignação. Formas de excreção são muito exploradas, as crianças - e alguns adultos fixados nessa fase – são maravilhados em ver, falar e ouvir sobre cocô, xixi, pum e similares. Ela já explica a origem dos bebês, e assimila atitudes (+) ou ( - ) . Atenção.

Pais= não zombar, a criança é muito sensível e se retrai. Reprimir é o mais comum. Dê respostas objetivas. Porém a maioria não sabe como começar e teme as reações que a criança terá ao “saber dessas coisas” ...

Educador= respostas objetivas, limites dos pais tem que ser respeitado, não adianta botar teorias maravilhosas de tomar banho pelado e coisa e tal se o casal não tem esse hábito nem entre eles. Quanto mais com os filhos.

E os caras de 5-6 anos: criança = sabe seus limites, diferencia sexos, idéias fantásticas, fica meio clandestino. Incluiu o outro nas suas brincadeiras, contato com os coleguinhas na escola com educação bem diversa da sua. Conflito de rua X casa.

Os pais= reprime X real, expressa diferenças entre as filhas e os filhos, sendo que são absolutamente iguais em força, tamanho e interesses. Pouca informação. Evita contato corporal. A criação machista e sexista se inicia aí. Cuidado para não ter um menino machista e uma garotinha submissa, ambos não vivem bem no mundo de hoje... O primeiro porque é invariavelmente corno ( traído pela mulher em linguagem chula ) e o segundo também.

Educador= respostas simples, pequenas e diretas, clima (+) muito legal é poder brincar, por meio de jogos se pode explicar quase tudo.

Quando chega os 7-10 anos: criança = aumenta a repressão das influências externas, estão interessadas em sexo realmente. Retrai contatos íntimos. Clube do bolinha é a união entre os amigos do mesmo sexo, havendo as vezes verdadeiro ódio pelos amigos do sexo oposto.

Pais= exigem um comportamento, há um senso crítico aos valores, forte tabu pai X filhos. Devem dar oportunidade de discutir que haverá receptividade nas decisões dos filhos. Por favor eliminem aquela brincadeira de cantar no parabéns: “com quem será ? com quem será ? ” Isso irá resultar em choro convulsivo, de raiva. Não perguntem jamais se têm namorado(a) na escola, isso irá afastá-los de você.

Educador= elaborar melhor a resposta individualizada, pois a partir dessa idade surgem inúmeros problemas de comportamento, 90% refletem a educação e principalmente o “clima” da casa em que vivem e quem realmente os criam. Se é a babá, a avó ou a TV. Espero que nenhum desses.

Como falar com as crianças ?

Vai uma receitinha de temas abordados de acordo com a faixa etária

Primeiros e segundo graus : 6-7 anos

Conceitos de família : papel, responsabilidades, afetividade, autoridade. A família é e continua sendo a base de qualquer sociedade, valorizá-la é o primeiro passo para o sucesso. Recentemente a Folha de São Paulo mostrou que em suas pesquisas as classe mais abastadas têm como prioridade a manutenção da FAMÍLIA.

Partes do corpo – Saúde e respeito – Cuidados – Nomes corretos e importância de ambos os sexos – características de cada um

Terceiro grau: 8 anos

Amor: amor filial / paternal –

O que é: respeito e generosidade – direitos individuais – necessidades materiais

Hábitos higiênicos, higiene e saúde, plantas dão origem a plantas, animais a vários animais e o ser humano a um só, admirar o processo de reprodução.

Quarto grau: 9 anos

União: conceito esposo e esposa

Esterilidade: intimidade do casal

Identificar papéis, quem é quem em casa ,e inclusive a própria criança. Existem mulheres que não tem marido presente e levam o seu filho para a consulta pré-natal como se ele fosse o pequeno macho que irá protegê-la e ajudá-la. Isso é horrível. A criança se perde. No começo fica orgulhosa pela importância que lhe é colocada, depois se decepciona.

Valorizar o trabalho

Inverter posições e destacar

Diferenças entre reprodução humana e animal / Gestação fora da mãe / Tempo de gestação varia / Humano e dentro da mãe e existe um tempo humano

Quinto grau : 10 anos

Amizade: carinho, compreensão e respeito

Amigos de classe, clube, rua, prédio, primos. Jamais falar mal de um amigão de seu filho. Se ele(a) não lhe agradam, procure saber o porquê da escolha de sua prole. Certamente eles têm muitos pontos em comum que lhe surpreenderão. (In) felizmente.

Acima de brigas

Família animal e humana/

Relação de tempo, dedicação, carinho e qualidade

Orgulho familiar

Desenvolvimento biológico

Baby dentro da mãe

Procriação, parto e desenvolvimento interno

Sexto grau: 11 anos

Saúde: necessidade do organismo. O esporte é vital. Esportes coletivos são mais adequados. Os individuais reforçam a nossa sociedade extremamente competitiva, reserve esses apenas para os que têm potencial atlético.

Corpo são, mente sã

Mudanças puberais

Mudanças e diferenças entre os sexos

O tempo varia de acordo com vários fatores

Logo será um adulto, com novas responsabilidades

Importância nas mudanças na família e sociedade

Glândulas que mudam e suas ações

Características hereditárias: maternas e paternas

Sétimo grau: 12 anos

Adolescência: papéis familiares e sua importância

Corpo são e mente sã: drogas afetam essa dupla

Modificações gerais sem frisar a genitália. O mundo já faz isso na TV, nas músicas e em tudo mais. Eles já sabem.

Anatomia e fisiologia masculina e feminina

Ciclo hormonal e menstruação – Ejaculação e reprodução

Reprodução unido ao amor. Gestação é biológico

Ato sexual : necessário, natural, reprodutivo, união, amor, comunicação do casal, ADULTO

DST: causas, formas, sintomas e tratamento

Condutas sexuais adequadas e inadequadas

Não tenha a ilusão de que o seu filho(a) não ficam, pois eles ficam. Ficar= beijar na boca sem compromisso e pode acontecer repetidas vezes na mesma festa com a mesma pessoa ou na mesma festa com pessoas diversas. Não é censurável e nem elogiável. É um fato. Esteje presente, seja amigo e jamais deixe de dar ouvidas quando solicitado. Pergunte, se não obtiver resposta, espere, ela virá.

Desculpem-me o caráter didático desta coluna, mas Educação é assim mesmo. Repetir para chegar a perfeição, enfrentar para melhorar sempre.

Dedico-a a um jovem músico, sua esposa e seu maravilhoso filho. Beijos.

JB Alencastro