CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

Atitude Filosófica

Atitude filosófica é uma atitude crítica e criativa frente à realidade posta pelo mundo.
 A atitude filosófica é crítica porque o ser humano tomado por tal atitude dúvida das verdades estabelecidas pela sociedade, como por exemplo, as regras estabelecidas que são postas em dúvida e, dessa maneira, o homem e a mulher tomados pela crítica fundamentam as suas crenças e não ficam alienados frente às verdades que o meio lhe impõe. Ele ou ela procuram o seu autoconhecimento ao colocar as coisas em dúvida.
Outro ponto que faz da atitude filosófica uma atividade crítica é o fato do ser humano parar a sua cotidianidade e duvidar da realidade. O ser humano fica necessariamente perplexo diante da vida e com isso,  ao se encantar com o cotidiano, o ser perplexado procura as soluções dos problemas que lhe atinge. Se o homem ou a mulher viverem imersos a assistir televisão, preso a uma tela vinte e quatro horas por dia, conseqüentemente, não conhecerá a sua realidade, e com isso, vai ter uma atitude alienada, passiva diante da vida. Entretanto, a atitude filosófica faz o individuo ter uma posição afirmativa sobre os problemas que tocam a vida.
Uma outra característica da atitude filosófica é a criação, pois ao tomar consciência dos problemas que cercam a vida, o homem ou a mulher perplexados com tais questões  re- inventam a vida. Desse modo, cria novas saídas para resolver as inquietações que o mundo lhes apresenta.
A partir dos problemas que o indivíduo se conscientiza, ele constrói novos mundos. Tudo isso através da sua criatividade que é dada, sobretudo, por causa da sua atitude filosófica de ter uma posição não-passiva diante dos problemas e, assim, cria soluções para os problemas.
Essa é a maior característica da atitude filosófica, a de construir. Através do questionamento e da problematização, o ser humano indaga o porquê das coisas e começa a construir novos mundos para resolver sua perplexidade diante dos fatos absurdos do mundo.
Portanto, a atitude filosófica tem como finalidade manter a vida, porque ela constrói mundos para resolver os problemas que toca a vida humana. Então, uma pessoa que passa pelo mundo e não tem atitude filosófica, não tem também apego a sua vida e a do outro, pois mantém uma atitude passiva, como se estivesse frente à televisão, sem nada poder fazer para mudar os fatos que lhe apresentam. Ter atitude filosófica é ter uma atitude afirmativa em relação à vida.
LuisSantos
Enviado por LuisSantos em 08/07/2009
Reeditado em 27/04/2010
Código do texto: T1689131

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Luis Ferreira em www.recantodasletras.uol.com.br). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre o autor
LuisSantos
Salvador - Bahia - Brasil, 29 anos
11 textos (66350 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/09/14 08:25)