AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM
A concepção de linguagem é tão importante quanto à postura que se tem relativamente à educação. Normalmente tem-se levantado três possibilidades distintas de conceber a linguagem, das quais apresentamos a seguir os pontos fundamentais e mais pertinentes para o nosso objetivo.
AS TRÊS POSSIBILIDADES DE CONCEPÇÃO DA LINGUAGEM
LINGUAGEM COMO EXPRESSÃO DO PENSAMENTO:
Para essa concepção as pessoas não se expressão bem porque pensam mal. A enunciação é um ato monológico, individual, que não é afetada pelo outro, nem pelas circunstâncias que constituem a situação social em que a enunciação acontece.
Portanto, para essa concepção, o modo como o texto, que se usa em cada situação de interação comunicativa, está constituído, não depende em nada para quem se fala; em que situação se fala: onde, como, quando, para que se fala.
LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO
Nessa concepção a Língua é vista como um código, ou seja, como um conjunto de signos que se combinam segundo regras, e que é capaz de transgredir uma mensagem. O sistema é percebido como um fato objetivo externo à consciência individual e independente deste.
A LINGUAGEM COMO FORMA OU PROCESSO DE INTERAÇÃO
A linguagem é, pois um lugar de intenção humana, de interação comunicativa pela produção de efeitos de sentido entre interlocutores, em uma dada situação de comunicação e em um contexto sócio-histórico e ideológico.