ÀS VEZES É BOM CALAR AO INVÉS DE FALAR.

Hoje nos deparamos com uma sociedade onde existem pessoas de diversas culturas, raças, credos, e por aí vai. Temos também pessoas de sexualidades diferentes, más o cumulo de tudo é a discriminação que muitos ainda fazem quanto a essas diferenças sejam elas, sexuais, culturais, econômicas, de cor, raça, credo, se pararmos para pensar na total perda de tempo que isso é, acabaríamos com toda essa palhaçada porque isso nada mais é que uma palhaçada e aprenderíamos a respeitar e amar o outro da forma que ele é, porque a pessoa humana merece acima de tudo respeito professe ela o que professar em sua vida, quem somos nós para julgar alguém? Acreditamos estar na lei e cumprindo deveres, más que deveres são esses? Que leis são essas que acolhem uns e rejeitam outros? Enfim paremos para refletir sobre isso.

Cito agora um caso ocorrido num sermão em uma missa para seminaristas, o padre que proferia-lhes o sermão começou até que bem, más quando passou a citar documentos da igreja sobre a formação dos padres acabou por ter uma atitude ridícula e preconceituoso merecedora de processo, dizia ele que para ser padre era preciso ser homem e que muitos diziam que não importava a sexualidade desde que assumissem os compromissos sacerdotais com dignidade e fidelidade inclusive a castidade, nisso ele diz não, para ser padre, tem que se HOMEM, agora veja bem primeiro analisando eu ao ouvir isso quase questionei-o a respeito de um homossexual não ser homem e o se era isso mesmo o por que de tal afirmativa, más como era uma homilia não um debate ou conversa achei melhor me conter, mas depois conversando com amigos e refletindo sobre o caso fiquei cada vez mais barbarizado com estes dizeres. Quem somos nós pra dizer quem pode ou não servir a Deus no magistério da igreja? Quem somos nós para achar que uma pessoa só porque tem uma sexualidade diferente da minha é inferior e não merecedora de prestar o mesmo serviço pastoral que eu? Não somos ninguém, esta é a verdade, nos achamos donos do mundo e da verdade quando na realidade não sabemos nem ao menos cuidar de nos mesmos. Jesus quando nos deixa o sacerdócio ele nãos ai fazendo testes de sexualidade pra saber quem poderia ou não servi-lo, a capela sistina é o inferno na terra parece ser lindinha cheia de anjinhos porem todos pelados, uma grande heresia, uma grande falta de respeito para com o sagrado, julgamos tanto os outros e esquecemos que muitos que estão no alto clero são até mais que homossexuais, muitos tem problemas de verdade o que não é o caso do homossexual, más enfim como digo no titulo deste texto, ás vezes é bom calar ao invés de falar, porque e tanto desrespeito que até mesmo no clero da nojo de ver, é fácil ver uma igreja com pombas e cerimônias más o difícil é ver uma igreja que aprenda a acolher o outro como ele é, isso não só falando da igreja católica não, digo de todas as igrejas. Só passaremos a ter o verdadeiro nome de Cristãos quando passarmos a seguir fielmente os ensinamentos por ele deixados, Jesus não discriminava ninguém, até mesmo a prostituta ele acolheu, aquela que todos iam apedrejar ele salvou com estes dizeres: QUEM NÕ TIVER PECADO QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA.

E é assim que eu vejo hoje a reação de Jesus perante tanto desrespeito com o ser humano, não importa o que ele professe côo forma de vida, o que importa é que é um ser humano como qualquer outro e assim sendo merece todo nosso respeito, más muitas vezes não é o que acontece, muitas vezes achamos que devemos matar alguém a depender do que esta pessoa professe como forma de vida. Achamos-nos no direito de decidir quem é são ou não, quem é legal ou não, quem esta a margem e quem esta no topo, quem vive e quem morre. O cumulo isso é o cumulo do ridículo social, acreditamos que a razão esta em nós e que nosso julgamento é certo, más não paramos pra ver que na verdade o que mais fazemos é ser indiferentes e mesquinhos quando se trata de falar do outro, ainda mais quando ele professa formas de vida diferentes da nossa tendo em vista professar formas de vida não somente como sexualidade, mas em todos os aspectos.

Agora graças ao bom Deus ainda existem algumas pessoas coerentes nesse planeta, pessoas que apesar de tudo que a massa social faz e impõe como norma. Seguem a verdadeira fé e o verdadeiro amor pela pessoa humano, se doando por ela ate mesmo dando a vida sem olhar cor, credo, raça, língua, etnia, sexualidade, condição financeira, más simplesmente se doa e faz da sua vida um verdadeiro seleiro de humanidade.

Somos nós hoje convidados a olhar o exemplo de muitos que julgam e condenam e de outros muitos que simplesmente respeitam e de outros ainda que amem a pessoa como ela é e reavaliar nossa própria vida e forma de amar, porque quem diz que ama más não respeita o ser humano, nunca, jamais amou ou amará, porque o amor vence qualquer obstáculo quando puro e verdadeiro, agora quando mesquinho e aproveitador, destrói e dilacera o coração humano, seja na igreja ou fora dele não somos dono da verdade nem profetas o que é certo ou errado pra Deus, devemos seguir seus ensinamentos e no mundo em que vivemos aprender que ele pregou o amor e o amor mutuo sem resistências e sem preconceitos, portanto seja na igreja ou fora dela não devemos julgar mas simplesmente amar a cada um como ele é e se for preciso aconselhar para que haja uma correção de erros mas nunca julgar como se nossa “verdade” fosse mesmo A “VERDADE”.

Pensemos e vejamos qual é nossa atitude em meio a esta questão que amais terá fim porque é uma questão que ultrapassa os limites da razão de muitos e que para outros é o sentido da vida. Só há vida quando se respeita a vida! Portanto se há preconceito em seu coração não fale simplesmente se CALE!