Colheita Feliz

"Que felicidade! A plantação está rendendo! Hoje colhi muitas abóboras e alguns ovos. Vendi tudo! E depois, claro... roubei alguns amigos. Peguei leite, lã de ovelha e até caviar! É, sou um bom fazendeiro!"

O que há de errado nisso?

Na verdade a palavra "errado" não se aplique tão bem.

Nessa época ingrata em que as pessoas se divertem tão estranhamente, seja queimando mendigos, arrastando crianças pelo asfalto ou até mesmo "espiando" a vida alheia com o objetivo de resolver ali suas frustrações e desilusões... colheita feliz não se parece com nada de errado.

O que me intriga nesse jogo altamente viciante é a grande futilidade cada vez mais escrachada e explícita em quase tudo que faz sucesso e arrasta multidões.

Como usuário do jogo, ontem me perguntei: Tenho plantado tanto, colhido ainda mais e tenho status de bom fazendeiro. Mas o que isso trouxe? Na verdade nessa colheita feliz, tenho colhido o que?

Deixando a filosofia ter acesso ao Orkut, gostaria de ver algum APP (Aplicativos do Orkut, são mais de 9.500) que tivesse algo produtivo. Talvez nesse jogo pudéssemos plantar sinceridade e colher confiança, plantar respeito e colher amizade... ops! Amizades no Orkut não nos faltam... Existem pessoas que tem mais de 1.000 amigos, todos de verdade! Juro, são todos amigos. Nesse contexto em que não se sabe mais o que é amizade, qualquer contato, conversa, mentira, lorota, se torna uma linda e sincera amizade. Chego à conclusão que este APP estaria no final da lista dos mais populares do Orkut. Estranhamente, eu consigo entender esse fenômeno de viver tão vagamente, tão futilmente. Isso requer muito menos esforço, menos trabalho, menos pensar!

Quando voltar-mos a valorizar o pensamento, talvez tenhamos no nosso país, os verdadeiros heróis novamente. Aqueles que sempre guiaram multidões através do que viam por detrás de seus óculos.

Até lá, vamos colher nossas plantações, antes que nos roubem!

É mais ou menos assim.