Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A Psicologia do Senso Comum e A Psicologia Cientifica

Geralmente as pessoas têm o costume de usar termos da psicologia para dar resposta a determinadas situações. Essa “psicologia” é a chamada psicologia do senso comum.
Na psicologia do senso comum, utilizam-se termos advindos da psicologia cientifica. Tais como: Histérica, neurótica, depressiva, etc., esses termos são usados porque se sabe o seu significado, ainda que, superficialmente.
Já a psicologia cientifica, apresenta a definição adequada do que está sendo afirmado. Ou seja, é feito um estudo minucioso para que se possa dar um diagnóstico preciso, bem como o tratamento adequado.
Algumas situações do cotidiano fazem com que as pessoas utilizem da psicologia do senso comum. Por exemplo: quando alguém se encontra numa situação difícil ou de muita tristeza, aparece aquele ouvinte que até arrisca diagnosticar a ocorrência de uma depressão e, dar uns conselhos afim de que a pessoa problemática saia da “depre”.
Segundo o autor do artigo “A psicologia dos psicólogos”, não existe apenas uma psicologia, existe, porém, ciências psicológicas. Isso se deve ao fato de que a psicologia está sempre investigando métodos de tratamento que se adequem a determinada situação. Por isso, o autor afirma: “a psicologia varia de sociedade para sociedade, de cultura para cultura”.

http://hdassessoriaacademica.blogspot.com/
Hellen Dias
Enviado por Hellen Dias em 06/04/2010
Reeditado em 03/01/2011
Código do texto: T2179738
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Hellen Dias
Goiânia - Goiás - Brasil, 33 anos
21 textos (58286 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 26/11/14 19:19)
Hellen Dias



Rádio Poética