RESUMO SOBRE OS SACRAMENTOS.

Os sacramentos da iniciação cristã:

Batismo – É o primeiro sacramento da iniciação cristã, onde deixamos para traz a terra do Egito, terra de escravidão (homem velho) e nos tornamos livres (novo homem, liberto do pecado original). Pelo batismo o novo cristão é feito filho adotivo de deus e membro do corpo Místico de Cristo.

Eucaristia – “Significa e realiza a comunhão de vida com deus e a unidade do povo de Deus”. É o ápice do mistério de Cristo e da Igreja, tendo como sinais o pão e o vinho, corpo e sangue de Cristo, dados à humanidade como sacrifício expiatório e alimento para a alma.

Crisma – É o sacramento que torna visível o Dom do Espírito Santo. É a confirmação da fé recebida no batismo, bem como o seu amadurecimento. Pela Crisma o cristão recebe o dom do Espírito Santo sendo marcado de forma indelével pelo Senhor, configurando-se mais perfeitamente à Cristo e a Igreja.

Os Sacramentos de cura:

Penitencia ou Reconciliação (Confissão) - Manifesta e realiza adequadamente a conversão de uma pessoa no interior da Igreja. É uma experiência da misericórdia de Deus, reconduzindo o pecador à unidade da Igreja e do Cristo.

Unção dos enfermos – Na ministração deste sacramento observa-se que o abatimento físico decorrente da enfermidade confirma a fé na salvação de Cristo, unindo seu sofrimento aos sofrimentos de Cristo. Pela benção com o óleo santo (unção) se busca a consolação do cristão e a cura das enfermidades físicas (e espirituais).

Os sacramentos de serviço:

Matrimônio – É sinal eficaz que simboliza e leva a conhecer a realidade do Mistério de Cristo e da Igreja. O Matrimônio sintetiza a união do homem e da mulher, comunidade formada por Deus e inviolável, refletindo no aspecto da comunhão o mistério da unidade e da Trindade de Deus. No Sacramento se realiza com a benção dos esposos que se articula em três partes: a primeira é um memorial da obra de Deus ao longo da história da salvação; na segunda parte se invoca a benção e a graça do Espírito Santo sobre os esposos; a terceira parte é uma intercessão pela mediação do Filho de Deus, Jesus Cristo, em favor dos esposos.

Ordem – É um sacramento, sinal eficaz da páscoa de Cristo para serviço da comunidade. Os ordenados devem “ser pastores da Igreja com a palavra e com a graça de Deus” (LG 10). O rito central é a imposição das mãos como sinal do Dom do Espírito Santo. E estrutura das orações de ordenação é trinitária, na primeira parte faz-se uma anamnese da obra da salvação e sua referencia à instituição do ministério, na segunda parte temos a invocação do Espírito Santo sobre os candidatos, e por fim, uma intercessão em favor dos ordenados por meio de Jesus Cristo.

L.M.J.

28/10/2007

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 22/12/2010
Código do texto: T2685088
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.