Sempre digo que um poema tem um efeito de impacto no momento que se lê, você é flechado ou não por ele. No caso da prosa, em crônicas, contos ou romances, o leitor é convidado a entrar num novo mundo onde ele se perde ou se encontra, muitas vezes se identificando com a própria leitura.
As crônicas são uma forma de leitura do cotidiano atual e muito prazerosas de ler. Como os contos e os micros contos. Mas acredito que  o escritor tem que saber conduzir o texto para seduzir o leitor e principalmente tem que saber dar o impacto final ou um teor de clímax para surpreender o mesmo!
E Nena Medeiros sabe fazer isto com maestria.  Você já começa ler o primeiro livro e se depara com o conto “Areia” que parece que o leitor está entrando no mundo de Gabriel Garcia Marques e depois vai partindo por textos que te fazem rir ou refletir.
Já no segundo volume tem “Vida de Cachorro” e “Esquecendo um grande amor” que são dois contos inesquecíveis.
Acredito ser uma prática um tanto difícil colocar em crônicas e contos pequenos todo um enredo, com clímax e um final impactante em tão poucas linhas, mas  Nena Medeiros faz isto com uma naturalidade que você não quer parar de ler o livro, vivencia ele de uma vez e retorna para aquele com que mais se identifica. Sim, a autora em suas obras, consegue nos trazer, um cotidiano no qual nos identificamos e encontramos pessoas comuns da nossa realidade.
 Faço minhas as palavras da poeta Aline Romariz
" Por que escrever um livro é bem mais que soltar palavras descompromissadas num papel de pão. Conheço maravilhosos poetas que ainda não se sentem aptos a editar, pois sabem da responsabilidade intrínseca nas linhas de um livro. Escrever não é brincadeira. É bem mais sério do que muitos imaginam. Os verdadeiros poetas e ou escritores sabem o momento certo de expor seus pensamentos neste magnífico tesouro chamado LIVRO “ -Aline Romariz -02/2009
Nena Medeiros nos mostra esta responsabilidade em toda a sua obra, responsabilidade esta que tem com seu leitor e com a literatura contemporânea.

Obrigada Zélia, por este presente espetacular que já faz parte da minha vida!


 



ESte texto faz parte do Exercicio Criativo "Resenha"
saiba mais, conheça outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/resenha2011.htm
Ana Pujol
Enviado por Ana Pujol em 05/03/2012
Reeditado em 05/03/2012
Código do texto: T3536139
Classificação de conteúdo: seguro