Resenha Crítica

Como fazer uma resenha crítica

Resenha

– Conceito

– Tipos de Resenha

– Importância

– Elaboração

– Movimentos Retóricos

– Conclusão

– Bibliografia Recomendada

– Bibliografia

Tipos de Resenha

Uma resenha pode ser puramente informativa, limitando-se a expor o conteúdo do texto resenhado com a maior objetividade possível. Nesse caso, confunde-se com o resumo.

A resenha crítica é a apresentação do conteúdo de uma obra (resumo), acompanhada de uma avaliação crítica.

Conceito

• É uma síntese descritiva e crítica do conteúdo de uma obra.

• Parece-se ao resumo crítico, contudo, é mais abrangente: permite comentários e opiniões, inclui julgamento de valor, comparações com outras obras da mesma área e avaliação da relevância da obra com relação às outras do mesmo gênero.

• É uma síntese descritiva e crítica do conteúdo de uma obra.

• Parece-se ao resumo crítico, contudo, é mais abrangente: permite comentários e opiniões, inclui julgamento de valor, comparações com outras obras da mesma área e avaliação da relevância da obra com relação às outras do mesmo gênero.

Importância da Resenha

• Na ótica da circulação dos textos, é uma forma de apresentar à sociedade uma nova produção acadêmica;

• Na perspectiva do receptor, representa aos pesquisadores e leitores em geral uma economia de tempo e dinheiro em possíveis leituras desnecessárias;

Movimentos Retóricos da Resenha Crítica

• Movimento retórico 1: apresentação e avaliação inicial do livro.

• Movimento retórico 2: descrição e avaliação do livro (comparação com outras obras do autor ou de outros especialistas)

• Movimento retórico 3: recomendação final sobre o livro.

• MR1: apresentação e avaliação inicial do livro.

• Define-se o assunto ou tema do livro e/ou

• Explicita-se a abordagem utilizada e/ou

• Registram-se seus objetivos e/ou

• Delimitando leitores potenciais da publicação e/ou

• Fornecem-se informações sobre o autor e/ou

• Apresenta-se uma avaliação inicial.

• MR2: Descrição e avaliação de partes do livro.

• Descreve-se a organização geral do livro e/ou

• Especifica-se o assunto de cada parte e/ou

• Avaliam-se partes específicas do livro

• MR3: recomendação final sobre o livro

• Recomenda-se o livro ou

• Recomenda-se o livro com restrições ou

• Desaconselha-se o livro

Elaboração da Resenha

– De que trata o livro?

– De que modo o assunto é abordado?

– E com que objetivos?

– A quem se dirige? O leitor irá achá-lo útil?

– Quem o escreveu?

– Tem o livro alguma característica especial?

– Que conhecimentos prévios são exigidos para entendê-lo?

– O tratamento dado ao tema é compreensivo?

– O livro foi escrito de modo interessante e agradável?

– As ilustrações foram bem escolhidas?

– O livro foi bem organizado?

– Que resulta da comparação dessa obra com outras similares (caso existam) e com outros trabalhos do mesmo autor?

Conclusão

• A Resenha possui grande importância no meio científico, como contribuinte no desenvolvimento do conhecimento. Uma vez que compila informações sobre bibliografias publicadas emitindo um juízo de valor. O que vem a auxiliar na escolha da leitura.

• Um dos fatores mais importantes e indispensáveis na elaboração de uma resenha vem a ser a ética profissional do resenhista.

• Bibliografia Recomendada

• ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999. 144p.

• JOHANN, Jorge Renato (coord.). Introdução ao método científico: conteúdo e forma do conhecimento. 2.ed. Canoas: Ed. ULBRA, 1997. 145p.

• REY, Luís. Como redigir trabalhos científicos. São Paulo, Edgard Blücher, Ed.da USP, 1972.

• SÁ, Elisabeth Schneider de (Coord.)...[et.al.]. Manual de normalização de trabalhos técnicos científicos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1994. 184p.

• SALVADOR, Ângelo Domingos. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. 3 ed. Porto Alegre: Sulinas, 1973.

• Bibliografia

• CARVALHO, Gisele de. Resenhas acadêmicas: um guia rápido para escritores de primeira viagem. Disponível em http://paginas.terra.com.br/arte/dubitoergosum/arquivo65.htm Acesso em: 07 nov. 2007.

• LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1985.

• LAMEIRA, Leocadio J. Resenha. Disponível em: <http://www-usr.inf.ufsm.br/~edklug/metodologiacientifica/art-ens-res.doc. Acesso em: 24 ago. 2004.

• A crítica recensória [resenha crítica], por sua função de recomendação, não pode eximir-se, senão em casos de excepcional vilania, de pronunciar um juízo sobre aquilo que o texto diz.

• Umberto Eco

Mariluce Marinho
Enviado por Mariluce Marinho em 18/04/2012
Código do texto: T3619482