Análise Literária Carta de Imcaminhabas e Pero Vaz de Caminha

A Carta das Icamiabas é do período pós-colonial, esta carta através de Macunaíma caracterizou a primeira fase do nosso Modernismo (1922 – 1928)

Macunaíma foi conhecida como a renovação da linguagem literária.

A intenção de Macunaíma através de suas cartas é para descrever a cidade de São Paulo, tendo suas estruturas como Pilares de Roma, a cidade cesárea.

Nesse caso o índio descreve a terra desconhecida para seus pares distantes. Sem caráter, com seu estilo magnificente, Macunaíma enuncia, na Carta pras Icamiabas, o slogan que irá adotar para definir os problemas do Brasil: ”Tudo vai num descalabro sem comedimento, estamos corroídos pela morbo e pelos miriápodes”! Em breve seremos novamente uma colônia da Inglaterra ou da América do Norte!... Por isso e para eterna lembrança destes paulistas, que são a única gente útil do país, e por isso chamado de Locomotivas, nos demos ao trabalho de metrificarmos um dístico, em que se encerram os segredos de tanta desgraça.

Embora a carta das Icamiabas tenha os relatos dos cronistas quinhentistas, como Pero Vaz de Caminha. São duas cartas separadas por mais de quatrocentos anos. Na Carta de Pero Vaz de Caminha, Pedro Álvares Cabral descreve ao rei D. Manuel I as características geográficas e humanas da terra recém – descoberta. Enquanto Icamiabas de Macunaíma centra-se em Descrever a cidade de São Paulo, as estripulias sucessivas de Macunaíma são vividas num espaço mágico, próprio da atmosfera fantástica e maravilhosa em que se desenvolve a narrativa. Mário de Andrade ironiza a carta de caminha em diversos poemas de Oswaldo de Andrade.

Descrições da natureza exuberante e dos hábitos dos nativos vistas no embrião do Nativismo, Icamiabas tem a imagem do índio como símbolo nacional. Enquanto que Pero Vaz de Caminha descreve diversos viajantes europeus que estiveram no Brasil e registraram impressões.

Concluímos então que essas duas “Literaturas de Informação” escrevem basicamente depoimentos e relatos de viagem que tinham por objetivo apresentar aos compatriotas paronâmico Novo Mundo.

Shirlei de Melo
Enviado por Shirlei de Melo em 04/03/2014
Código do texto: T4715173
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.