Sobre o texto: ''Vasos comunicantes''

Resumo do Texto: ''Ciência e Arte,vasos comunicantes''

O autor fala a respeito de como a ciência repleta de técnicas e

fórmulas acaba sendo restrita a um certo grupo de pessoas. Apenas

aqueles possuidores de conhecimento referente ao assunto poderá

compreender o tema. Os leigos acabam sem ferramentas para se

introduzir no determinado assunto.

Quando a ciência só se utiliza do conhecimento dos sentidos,mostra

que os sentidos não são o bastante para se compreender o mundo das

ideias matemáticas.,enfatizando que a humanidade está caminhando

para o desenvolvimento,mas sem o entendimento aprofundado da

origem de seu próprio Universo. Não possui o entendimento lógico e

o conhecimento intuitivo do surgimento do cosmos.

Desse modo,com a falta de um esclarecimento maior sobre o

Universo,o homem fica desarmado em tempos de iniciar a viagem

entre planetas. O visionário começa a ganhar mais espaço. Existem

os visionários cegos,se enquadrando nesse grupo,os matemáticos e

os artistas,pois estes são ligados a criação sem se prender a nada

concreto. O outro grupo é o dos visionários de olhos abertos

ligados a imaginação.

Assim apenas os visionários conseguem criar formas de explicar o

surgimento do cosmos. Os mitos nascem dessa capacidade de enxergar

as coisas que fogem ao olhar comum dando uma organização a essa

percepção,pois para organizá-la é preciso se criar uma imagem

dessa percepção.

O mito está presente ao longo da história,como uma necessidade de

se explicar o início dos tempos e o seu fim. Está contido em

várias civilizações e religiões. Desde a antiguidade até o agora.

Cada um desses povos tinha a sua própria ciência,seu próprio mito.

Atualmente,o mais complexo é ver o que está apenas no mundo das

ideias de um modo concreto. O homem se distancia do homem

primitivo.

O autor mostra que os filósofos pré-socráticos não se preocuparam

em determinar uma verdade absoluta,deixaram essa busca para a

ciência.

No campo da física, as suas bases firmes: mecânica e geometria

foram sujeitas a dúvida com o surgimento do estudo da relação

entre os fenômenos que produzem calor e os fenômenos que produzem

movimento.

Com o desenvolvimento científico e muitas noções se mostrando

insuficientes para se explicar o quão complexa era a realidade

exterior,surgem novas concepções. As propriedades eram menos

acessíveis ainda, o que não impediu a sua absorção pelos artistas

contemporâneos. Essa visão em movimento foram a fonte utilizada

pelos mais diversos vanguardistas.

O artista Klee escreveu um livro dividido em quatro partes. A

primeira se chama ''Linha Proporcionada e Estrutura'',na qual ele

Quando fala sobre dimensões e equilíbrio,ele substitui o conceito

de simetria, mostrando que as partes desiguais mais próximas se

igualam. Ao comentar as curvas de gravitação, fala de regiões

distintas e novos significados permitindo a movimentação livre do

homem. Já na última parte,se utiliza do elemento fundamental ''a

ideia''. Para ele,a energia é resolvida por uma transformação da

mesma.

Já Kandinsky afirma que os objetos são apenas um campo cheio de

energia-tensão e sua composição é somente uma arrumação de linhas.

O mais importante em seu ensino era a análise das partes que

formavam o todo e não a simples observação da aparência.

Mondrian,o ritmo é o que importava,já que prezava a expressão do

movimento baseada na oposição das partes da obra. Desse modo,a

obra se torna um campo eletromagnético,onde forças opostas e

ordenadas expressam a ação.

Ele mostra que a intensidade é o modo de encontrar a essência seja

ela na obra de arte,na vida ou na ciência.

Todos esses conceitos se relacionam com a psicologia do período. A

evolução dessa energia influencia a arte de sua época. O fundador

da psicologia que descreve minuciosamente uma localidade,Kurt

Lewin explica o comportamento se baseando nos sistemas de energia

e tensões internas. Para ele qualquer comportamento é resultado de

uma variação de área em um tempo específico.

A ideia de se usar o espaço como perspectiva não gera uma base

sólida para a sensibilidade moderna,diferentemente do uso de

planos numa superfície criando uma tensão. Essa tensão é uma base

mais sólida.

Leepa afirma que o espaço criado pelos planos acaba ganhando ação

de acordo com a associação da tensão contida na emoção. Já a força

está mais ligada com o plano da tela.

O modo como se acentua ou não a superfície das obras geram

ligações distintas à tensão-emoção. Para que o espaço apresentado

na tela realmente exista é necessário que haja reconhecimento

desse espaço. É preciso que haja identificação.

A relação dos conceitos de tensão,energia,força,vibração,atração é

mais utilizada do que as concepções mais acadêmicas. Pois se

aprofundam nas questões,vão além de uma simples explicação lógica.

Leepa nos fala a respeito do processo que move o artista. Este que

se move pela ideia de força e de equilíbrio,ambos se confundem no

mesmo. O artista em seu momento de criação balanceia a força e o

equilíbrio. A emoção não pode se sobrepor ao equilíbrio,pois desse

modo não irá gerar tensão-emoção.

O fato da obra ser balanceada não garante intensidade emocional ao

artista. O equilíbrio depende do quanto os contrários se

equivalem.

Toda a fusão de elementos científicos e artísticos nos mostram que

a arte e a ciência não se distinguem uma da outra. Ambas caminham

juntas em seu parentesco pois se utilizam da imaginação.

CONCLUSÃO

Na minha concepção a arte tem uma relação direta com a ciência.

Com a sua evolução a arte também caminha para a evolução. Vemos o

reflexo da ciência inserido nas obras seja no Renascimento,no

Cubismo,na psicanálise imersa no Surrealismo. Entender a ciência é

um meio de entender a origem do universo e de entender a nós

mesmos. Pois compreendendo o nascimento do mundo em que habitamos

encontramos as respostas para as nossas próprias perguntas

existenciais.

O artista precisa manter o equilíbrio entre a sua técnica e seus

impulsos para conseguir a identificação de sua obra.

Morphine Epiphany
Enviado por Morphine Epiphany em 28/07/2015
Código do texto: T5326892
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