A BELEZA DOS CABELOS NATURAIS
Nair Lúcia de Britto

Espelho meu, espelho meu, existe cabelos mais bonitos do que os da Camila Queiroz?
 

 A atriz Camila Queiroz, que está fazendo o maior sucesso em  Verdades Secretas, da rede Globo, revelou à revista CARAS quais são os cuidados para manter seus cabelos, naturalmente castanhos,  fartos, saudáveis, sedosos e brilhantes. Eis o que ela faz e recomenda:
 

O uso de óleos hidratantes como o de abacate e manteiga karité ajuda a desembaraçar os cabelos longos, lisos e finos.
 
Um bom “leave-in”, em pouca quantidade, após a lavagem, evita danificá-los na hora de pentear com uma escova raquete ou um pente de dentes largos. Depois, seque-os com a cabeça para baixo para dar-lhes mais volume.
 

É bom habituar-se a pentear os cabelos e fazer uma trança folgada, antes de dormir, para que fique mais fácil penteá-los, ao acordar, no dia seguinte.
 
O banho quente retira os nutrientes dos fios de cabelo e os torna mais susceptíveis à caspa; por isso, é preferível tomar banho com a água morna. Um jato de vento frio nos cabelos, depois de lavados, torna-os mais brilhantes.

O CABELO NATURAL É MAIS BONITO 
 Numa visita à fábrica de produtos de beleza da Natura, para assistir a uma palestra, perguntei ao palestrante por que a Natura não fabricava uma tinta natural para tingir os cabelos “Porque para ter um cabelo bonito e saudável o mais importante conservá-los na sua aparência natural.”, foi a resposta.


Mas, como diz o poeta Vicente de Carvalho em seus versos:

“Essa felicidade que supomos/Árvore Milagrosa que sonhamos/Toda arreada de dourados pomos/Existe, sim: mas nós não a alcançamos/ Porque está sempre apenas onde nós a pomos/E nunca pomos onde nós estamos”. 


Talvez seja essa a razão pela qual as mulheres quase sempre querem mudar  a cor, a textura dos cabelos; ou ambas.
Segundo pesquisa, as tinturas de cabelo não são tão inofensivas quanto se pensa. Por isso, antes de colorir os cabelos é bom se informar e se conscientizar dos danos que podem ocorrer:
 
Tinturas e o aerosol usados nos cabelos são desencadeantes de crises asmáticas. Portanto, quem sofre de asma não deve se utilizar esses e outros produtos que contenham cheiro forte, e que, por vezes, também provocam alergia. 
 
Os sintomas provocados pelas tinturas sintéticas são: coceira, vermelhidão e até um edema de glote. Ou seja: a pessoa pode ter dificuldades para respirar; e há casos de intoxicação, dependendo do grau de sensibilidade que a pessoa  possa ter em relação ao produto.

DANOS CAUSADOS PELA TINTURA SINTÉTICA  
As tinturas sintéticas danificam os cabelos e o organismo. São  feitas com corantes artificiais que possuem uma grande quantidade de solvente. Também  são compostas por corantes metálicos, tais como: o chumbo, bismuto ou prata.
Metais pesados, como o chumbo, afetam a saúde porque podem causar problemas neurológicos, gastrointestinais, musculares, hormonais e o surgimento de câncer, entre outros malefícios.
 
Outro ingrediente comumente usado é o formaldeído, que pode causar queda capilar, dermatite, ulcerações e câncer.
A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) informou que o alcatrão também é considerado cancerígeno e pode ser encontrado nas tinturas de cabelo semi-permanentes.
 

O cheiro é outro ingrediente nocivo da tintura sintética. Dependendo da frequência do uso, os efeitos podem variar desde as reações alérgicas até a o aumento de risco de modificar o DNA da pessoa.
 
Outro vilão da tintura de cabelo é o parabeno (metilparabeno, papilparabeno, butilparabeno). O parabeno pode causar alergia, envelhecimento da pele, e desregulação de hormônios (disruptores endócrinos).

Grande parte das tinturas sintéticas é composta de liberadores de dioxano, considerados carcinogênicos pela IARC. Podem causar irritação no couro cabeludo, alergias, irritação da garganta e do nariz através da inalação do produto ou da própria tintura.
Estudos indicam que essas substâncias, em contato com o organismo, (externa ou internamente) são de fácil absorção e causam danos à saúde.
 
ALTERNATIVA
A henna in natura é uma alternativa para evitar a tintura. Ela deixa o cabelo avermelhado. Mas para alterar essa cor são adicionados outros corantes vegetais e conservantes sintéticos. Como já foi explicado,  esses conservantes, em contato com o couro cabeludo, prejudicam à saúde; dependendo da dosagem. Isto é, quanto maior a dosagem dos produtos  sintéticos, maior risco à saúde.

 
 
Fonte de pesquisa:
Revista CARAS

www.ecycle.com.br
Entre outros.

 
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 31/07/2015
Reeditado em 31/07/2015
Código do texto: T5330314
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.