A BELEZA SALVARÁ O MUNDO
 

Nair Lúcia de Britto
 
A arte é a expressão da beleza.
E  “A beleza salvará o mundo”, disse Lev Nikolácvitch Mickin, cientista e pensador russo, relembrado pelo filósofo búlgaro, Tznetan Todov, em uma palestra transmitida, tempos atrás, pela Tevê Cultura.
 
Sendo a arte a pura expressão do belo e um dom divino dado ao homem como instrumento para educar  e fazer a humanidade evoluir; a fim de fazer despertar os sentimentos e as emoções mais puras (que fazem ponderar e refletir) é responsabilidade do artista jamais se esquivar  do  verdadeiro sentido da Arte.
 
Os artistas recuperaram o Ministério da Cultura através de uma reivindicação popular ao Governo Federal, apesar das dificuldades pelas quais atravessa o Brasil.
 
Por sua vez, o Governo Federal atendeu a maioria dos artistas. embora uma minoria estivesse disposta a abrir mão deste Ministério, até que a situação econômica do país se recuperasse. Isto para ajudar na ocasião desastrosa em que está a população; ou seja: sem emprego, sem assistência médica e sem a menor segurança.
 
Foi um gesto bonito o da atriz Regina Duarte, em solidariedade aos menos favorecidos.
Por outro lado a Arte tem um papel fundamental no progresso intelectual e espiritual do homem, uma vez que a Arte vem do Espírito. Por isso, venceu a maioria dos artistas.
 
Cabe agora  aos artistas cumprirem com sua missão divina e  expressar o real significado da Arte, que leva à reflexão.  desperta a sensibilidade ou simplesmente transmite alegria a quem os prestigia.
 
A Liberdade de Expressão que os artistas, em geral, tanto exigem não é para expressar o que for destrutivo como a violência e a pornografia; que ensinam aos homens a serem agressivos, sádicos e amorais. Objetivo este totalmente o oposto do propósito da Arte.
 
Estamos num momento em que a corrupção,  a ganância e o abuso de poder destruíram a vida da população. É terrível testemunhar homens de bem sem receber os salários aos quais  têm direito e verem seus filhos passando fome, sem poder fazer nada.
Ou então uma criança com a perna quebrada, tomando analgésicos para amenizar a dor, até que  algum médico apareça ou chegue o material necessário para fazer o gesso...
 
São milhares de pessoas sofrendo, precisando de ajuda. São milhares as situações complicadas e dolorosas; como se estivéssemos num período de guerra.
 
Os artistas recuperaram o Ministério da Cultura, nada a opor. Mas, pelo amor de Deus, façam por merecer! Porque, como disse o filósofo Tznetan Todov  “Só a Arte Salvará a Humanidade”.     

 
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 24/05/2016
Código do texto: T5645021
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.