Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Denilson Neves justificando seu voto em MARCAS DO TEMPO

Muito difícil votar num só, dada a qualidade dos textos. Depois de muita indecisão, fiquei entre 'Marcas do Tempo', de Belvedere Bruno, e 'Devia serNatal', de Jorge Casimiro. Dois textos belíssimos. O texto do Jorge é cheiode imagens poéticas, talvez até possa ser classificado como prosa poética("E chega-me um som sustenido da memória sépia desse momento longuíssimo").Mas o texto da Belvedere acabou me conquistando, pela simplicidade convincente da linguagem de uma anciã a sofrer as inclemências da idade avançada.

Esse tema da passagem do tempo é freqüente na obra da Belvedere, pelo menosaté onde a conheço, e ela consegue tratar do assunto com muita profundidade e concisão, sem perder a leveza. Estes são os maiores méritos deste texto comovente, cuja protagonista identifiquei em outras anciãs que tive a oportunidade de observar. Acho que qualquer um aqui deve se lembrar da avó, da tia idosa, ou da própria mãe.

A falta de vontade de viver, os dias a arrastarem-se, longos, as pernas e ocorpo todo perdendo forças, a vida se esvaindo aos poucos e, finalmente, oabandono, a ingratidão, o asilo, triste realidade do nosso tempo.

Um conto primoroso, quase perfeito.

'Quase' porque, na minha opinião, faltou contundência e concisão no final.

Se me fosse permitida uma sugestão, eu terminaria o conto assim:

"Agora, cansada, todos os dias me sento, e espero..."

Abs

Denilson


belvedere
Enviado por belvedere em 26/08/2007
Código do texto: T624516

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Texto de Belvedere Bruno). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
belvedere
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil
220 textos (74151 leituras)
5 e-livros (1126 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/08/17 00:47)
belvedere

Site do Escritor