Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Um Cão Andaluz

No ensino médio, nas aulas de literatura/arte, ouve-se muito falar dos famosos ismos: cubismo, surrealismo, futurismo, dadaísmo etc. Mas existe uma grande diferença entre "ouvir falar" e ver, e é por isso que "Um Cão Andaluz" (Un Chien Andalou) é essencial prá quem se interessa pelo assunto.

Não sou um especialista em arte, mas posso afirmar com convicção que este filme é um clássico do cinema de vanguarda da década de 20 do século passado. Ele é famoso, entre outros motivos, por ter a célebre cena em que um homem corta o olho de uma mulher com uma navalha.

Este filme marca a estréia de Buñuel como diretor cinematográfico e é considerado o primeiro filme surrealista da história. Com o roteiro co-escrito por ninguém mais ninguém menos que o fantástico pintor Salvador Dali, Um Cão Andaluz foi lançado em 1928 e os dois escritores (Dali e o próprio Buñuel) foram obrigados a deixar o cinema correndo, sob a ameaça de linchamento. O motivo? As pessoas provavelmente não estavam preparadas para o que estes homens estavam mostrando na tela.

O filme é uma seqüência de cenas absurdas, que acontecem apenas nos sonhos. É uma viagem freudiana, por assim dizer. Além da célebre cena do olho cortado (que causa arrepios até hoje), temos cenas em que um cavalo morto aparece sobre um piano, ou nas quais um homem bolina os seios de uma mulher e adquire uma personalidade animalesca. Em outro ponto do filme, uma pessoa cutuca uma mão amputada no meio da calçada. Literalmente surreal.

O filme em si é uma revolução estética. Os efeitos usados ainda impressionam, mesmo passados quase 80 anos. Além da já citada cena da navalha, a cena onde a boca do homem some ou a erupção de formigas da palma de uma mão são extremamente bem feitas. E nada de Hollywood.

É muito interessante ver essas manifestações artísticas. São elas as responsáveis por toda a evolução da arte até hoje, e observá-las em estado bruto é uma experiência e tanto. Recomendadíssimo.

Nome original: Un Chien Andalou
País: França
Duração: Cerca de 17 minutos
Ano de Lançamento: 1928
Legenda: Francês
Cor: Preto e branco
Atores: Pierre Batcheff, Simone Mareuil, Luis Buñuel, Salvador Dalí
Thiago Zanetti
Enviado por Thiago Zanetti em 18/01/2006
Reeditado em 20/09/2007
Código do texto: T100439
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Thiago Zanetti
Sorocaba - São Paulo - Brasil, 30 anos
212 textos (41334 leituras)
68 áudios (7571 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 20:13)
Thiago Zanetti