Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O QUARTO PODER - COSTA-GRAVAS

TWITTER: @jdmorbidelli (siga e concorra a um livro por mês)
FACEBOOK: jdmorbidelli@estadao.com.br

Apesar da qualidade do elenco e do prestígio do diretor Costa Gravas, o "Quarto Poder" (Mad City - EUA, 1997), com Dustin Hoffman e John Travolta, não é um dos melhores filmes a retratar o poder que a imprensa tem de manipular as informações em benefícios próprios.

O título nacional, por sinal bem mais apropriado, denuncia todo esse poder dos meios de comunicação, sejam como formadores de opinião ou deturpadores da notícia. Cabe ao título original fazer uma crítica, não à violência das grandes cidades mas ao abuso do poder da imprensa, que transforma em caos qualquer acontecimento, às vezes até com um exagero intolerável.

O filme critica ainda a falta de ética no jornalismo, a manipulação da informação, a alucinada batalha pela audiência e até a onipotência de certos profissionais que fazem qualquer sacrifício para se tornarem o foco das atenções diante das câmeras, principalmente quando se deparam com possibilidades de ascensão. Como telespectador, é difícil permanecer imune à mesquinharia e ao egoísmo dos meios, sejam oriundos de uma ideologia enquanto empresas ou de ações particulares de jornalistas enquanto simples “caçadores da notícia”.

Se abordasse apenas a rotina dos meios de comunicação na apuração e transformação dos fatos em entretenimento como forma de se sobressaírem em relação aos concorrentes, o filme teria um resultado mais satisfatório, mas o roteiro se perde ao incorporar dramaticidade à vida dos personagens, característica marcante da maioria das produções norte-americanas. Esse procedimento pode conduzir a atenção do telespectador ao sentimentalismo que a trama apresenta, enquanto que a intenção é de criticar as ações da imprensa.

É compreensível que Costa Gravas queira fazer uma abordagem crítica da atuação dos meios de comunicação, da capacidade de manipular informações e pessoas, mas o "Quarto Poder" poderia se limitar somente a isso, sem dramatizações. E, por falar em drama, seu outro longa-metragem "Missing – O Desparecido", em que um jornalista sai à procura do filho, é bem mais interessante.

Caso queira adquirir o filme, favor solicitar por e-mail.

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM
José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 31/01/2006
Reeditado em 19/04/2013
Código do texto: T106420
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
José Donizetti Morbidelli
São Paulo - São Paulo - Brasil
218 textos (621833 leituras)
24 e-livros (1368 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 04:24)
José Donizetti Morbidelli