O caso dos irmãos Naves

Este filme conta a história real dos irmãos Joaquim e Sebastião Naves, homens simples, agricultores que viviam em Araguari (MG).

Em 1937, os irmãos Naves foram vítimas do maior erro judiciário da história do Brasil, sofreram torturas inimagináveis até confessarem um crime de latrocínio que não haviam cometido, ou melhor, não havia sequer ocorrido.

Foi dirigido por Luis Sérgio Person e no elenco, pode-se conferir as brilhantes atuações de Anselmo Duarte, Juca de Oliveira e Raul Cortez, o filme foi baseado no livro do brilhante advogado que defendeu os irmãos Naves com todas as forças, João Alamy Filho.

É um filme impactante, filmado em preto e branco, que retrata a época do Tenentismo, em que delegados eram afastados, e os inquéritos ficavam a cargo de um tenente, que neste caso foi o Ten. Francisco Vieira dos Santos.

O engraçado, foi que, como no processo de Jesus Cristo, quase toda a população de Araguari, acreditava que os irmãos Naves haviam matado Benedito Caetano para subtração de 90 contos de réis, e que mesmo inocentes, os irmãos foram condenados pelo crime e chegaram a cumprir oito anos de cadeia, sendo que em 1952, a suposta vítima reaparece na cidade.

Assistam, é um filme um tanto raro, difícil de encontrar em DVD, mas com uma forcinha, vocês conseguirão.

BORGHA
Enviado por BORGHA em 17/07/2008
Código do texto: T1084377
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.