Encontrando Forrester

“Encontrando forrester” é um excelente filme pois abrange quase todos os dramas da existência humana, questões que nos levam a reavaliar nossos conceitos .

A cada detalhe do filme podemos tirar verdadeiras lições de vida, o que torna a obra incansável e proveitosa cada vez que é exibida.

Um misto de sentimentos antagônicos se fundem , fazendo o telespectador sofrer, enraivecer , alegrar-se a cada desfecho de uma cena pois o filme não aborda apenas um único tema, o preconceito, mas outros como: amizade, a importância fundamental do conhecimento, a superação de traumas psicológicos.

Como um ourives esculpi dando gradualmente a leveza da forma a sua obra, este filme vai lapidando o íntimo de cada um retirando os resquícios de uma casca velha impregnada de conceitos ultrapassados ainda existente em nós.

Na figura do professor de literatura durão o cineasta representa a arrogância e o pensamento obsoleto de uma classe dominante onde a aparência e o status prevalecem em primeiro plano.

Representada pelo caro colégio, a opressão de uma sociedade que não respeita a individualidade e o talento de cada um, , mas tratam o indivíduo apenas como números positivos ou negativos.

Na literatura brasileira temos um exemplo coincidente: um dos maiores poetas brasileiros, João Cabral de Mello Neto, representa em sua famosa obra “Morte e vida Severina” o homem reduzido a coletividade : “Somos todos severinos....”

Menosprezo, arrogância, inveja, ofensas ditas nas entrelinhas, enfim o autor descreve claramente todos os vícios do homem com a sua mentalidade arcaica.

Ruan Pina
Enviado por Ruan Pina em 23/02/2006
Código do texto: T115333