O LEITOR

(The Reader, EUA/Alemanha, 2008)

Direção: Stephen Daldry

Elenco: Ralph Fiennes, Jeanette Hain, David Kross, Kate Winslet, Bruno Ganz

Sinopse: O advogado Michael Berg (Ralph Fiennes) reconta para sua filha (e para todos os que assistem ao filme), nos dias atuais, a história do seu oculto despertar erótico aos 15 anos com uma mulher mais velha, bilheteira de ônibus elétricos e, a seu modo, amante da literatura, chamada Hanna Schmitz (Kate Winslet), no final da II Grande Guerra Mundial.

Em 1958 Michael Berg conheceu Hanna quando sentiu-se mal no caminho para casa numa tarde chuvosa. O mal estar de Michael seria diagnosticado como escarlatina mais tarde, uma doença contagiosa devida a complicações da faringite que provoca febre e dores. Hanna foi quem socorreu Michael, acolhendo-o quando o viu escondendo-se da chuva, vomitando e chorando de dor.

Depois de se recuperar e poder abandonar a reclusão, Michael decide retornar ao local onde foi encontrado por Hanna para agradecê-la, levando um buquê de flores.

É o início de uma gradual aproximação que também é um orquestrado jogo de sedução, no qual Hanna dá a Michael as mais memoráveis experiências sexuais de sua vida.

Em troca, Michael, que pretende estudar Direito, introduz Hanna ao mundo da literatura, ao comentar sobre o que está aprendendo na escola. O primeiro livro que Michael lê para Hanna é uma peça clássica da dramaturgia alemã chamada "Emília Galotti", de Ephraim Lessing.

Michael e Hanna se separam por alguns anos até se reencontrarem quando ele, então estudante de Direito, vai acompanhar um processo nos tribunais para aprender sobre prática de argumentação e se depara com Hanna no banco dos réus.

Hanna é levada a julgamento por ter sido guarda em Auschwitz e responsável, junto com outras carcereiras, por trezentas mortes. Ela levava os judeus para as câmaras de gás nos campos de concentração. O processo judicial é acompanhado de perto por Michael, na época estudante de Direito.

O filme poderia se chamar alternativamente "sexo, mentiras e fitas cassete", já que o nome em português "O Leitor" estraga um dos segredinhos do filme, já que em inglês, "The Reader", abriria a possibilidade para a tradução como "O Leitor" ou "A Leitora".

É um filme bonito, tem certa poesia, mas falta na construção dos personagens centrais mais substância que os deixem ter vida cênica além da representação simples. Ralph Fiennes e Kate Winslet tem certa responsabilidade por não transmitirem em nenhum momento estarem a vontade nos papéis e precisa ser dito que Kate Winslet não mereceria o Oscar por este filme. Talvez sim, pelo conjunto de sua obra anterior, mas em O Leitor ela não adiciona muito (além da sua beleza) a personagem.

Stephen Daldry deve ter se preocupado com a duração do filme ao provavelmente cortar cenas que eventualmente poderiam dar "liga" aos personagens, mas acho que seria uma questão de trocar algumas cenas desnecessárias da parte final (toda a questão em torno da latinha de doação é muito demorada) por mais ênfase nos antecedentes de Hanna e Michael.

Adaptação do romance homônimo do alemão Bernhard Schlink.

AIRTON SHINTO
Enviado por AIRTON SHINTO em 01/03/2009
Reeditado em 01/03/2009
Código do texto: T1464097