ENTRE OS MUROS DA ESCOLA (ENTRE LES MURS)
Tiro o meu chapéu!Um dos mais extraordinários filmes que assisti nestes últimos anos.Verdadeiro,real,intrigante,algumas vezes,chocante.Mas,digno da Palma de Ouro que ganhou em Cannes e das palmas de todos os espectadores,principalmente professores ou ligados  a esta sublime profissão.
O filme todo se passa numa sala de aula da periferia da França e nem por um segundo é cansativo;pelo contrário,nos mantém acesos,presos á tela.Pequena,é um filme digital.
Baseada no livro de Bégaudeau ,em que ele narra os nove meses que passou numa escola assim,um melting-pot de malineses,chineses,marroquinos,argelinos caribenhos e alguns franceses;na verdade,uma batalha campal,onde o mestre tem que ter jogo de cintura,compreensão,paciência,conhecimento e crença na missão que lhe foi confiada.Coragem,inclusive. Para provocar e resolver conflitos. Para instigar os alunos,ouvi-los,seduzi-los,enraivecê-los e levá-los,sobretudo á aceitação de si próprios.Todos nasceram na França,mas, não a consideram sua pátria.São estrangeiros em seu próprio país.
Mesmo quando a voz dos seus alunos se volta contra ele,o professor tem a coragem do “mea culpa”, de enfrentar com serenidade a declaração de guerra em que se viu envolvido.
O professor,certamente,se cansa,se enerva,se desilude e erra,mas,supera todos esses obstáculos e ajuda a dar voz a adolescentes que nunca a tiveram.
A comparação com nossas escolas e nossos métodos ,logo nos vem á cabeça;a de lá,embora simples,mobiliário precário,tem conforto,tem espaço,tem professores bem pagos e respeitados,o ensino é voltado para a vida;aqui,a choldra que é.Triste país que não quer seu povo educado,pois,povo educado pensa e,pensando,não votaria nesses políticos que circulam por aí.
Diretor:Laurent Cantet
Elenco:alunos e professores da escola.
O livro “Entre os muros da escola”(Ed,Martins Fontes) do autor Bégaudeau,já pode ser encontrado nas livrarias.
Imperdível,ambos.
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 15/03/2009
Código do texto: T1487397
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.