Quanto mais quente melhor

Considerado pela AFI, American Film Institute, a melhor comédia já filmada, sendo, também, o filme predileto de seu diretor, Billy Wilder, refinado vienense que, fugindo dos nazistas, chegou a Hollywood, e passou a explorar, juntamente com o roteirista IAL Diamond, temas palpitantes da sociedade americana, o clássico “Quanto mais quente melhor”, no original “Some like it hot”, foi uma realização feliz para todos, diretor, roteirista, artistas, público enfim, houve motivos para a felicidade geral com esta bela comédia leve, inteligente, espontânea e, principalmente, engraçada, o grande “hit” de 1959.

Nela vários temas são abordados: a violência da máfia, a lei seca, a dureza da vida artística, particularmente dos músicos profissionais, e, é claro, o amor, o sexo, o casamento por interesse.

A comédia é do tipo “comédia de situações”, onde os personagens se metem em situações absurdas, sendo obrigados a aceita-las, a comédia de erros que se mantém até o final, em que todos fazem ouvidos de mercador diante do absurdo.

No filme, os músicos desempregados, interpretados por Tony Curtis e Jack Lemmon, saxofonista e contrabaixista de orquestra de jazz, testemunham por acaso, na Chicago de 1929, a chacina do Dia de São Valentim, e são obrigados a fugir às pressas. Para isso, fingem-se de mulher, e partem de trem com uma orquestra feminina, rumo ‘a Flórida ensolarada. Josephine e Daphne, com vestidos elegantes e apertados, saltos altos, chapéus e maquiagem, aparecem rebolando na plataforma de embarque do trem. Mas ali está, também, Sugar Kane, Marilyn Monroe, a vocalista da banda, e na comparação, o seu rebolado é bem mais emocionante. Não se precisa ir muito longe para advinhar que Josephine se apaixonará por Sugar Kane, e um beijo no final do filme das duas mulheres em público tem o poder de arrancar lágrimas. Enquanto isso, Daphne-Jack Lemmon, fica noiva de um milionário (Joe-“Boca Larga” Brown, em meio a um tango bem dançado.

No final, estão os quatro fugindo dos gangster de lancha, e Daphne confessa ao seu milionário que não poderá se casar, devido aos seus vários defeitos. Bem, ele quer casar de qualquer jeito, pois ninguém é perfeito. Mas o filme é.

Sinopse:

Chicago, 1929. Joe (Tony Curtis) e Jerry (Jack Lemmon) são músicos desempregados, que estão desesperados por trabalho. Eles acidentalmente testemunham o Massacre do Dia de São Valentim, assistindo o criminoso Spats Colombo (George Raft) e seu cúmplice aniquilarem Toothpick Charlie (George E. Stone) e sua gangue. Forçados a apressadamente deixarem a cidade, Joe e Jerry pegam o primeiro trabalho que podem arrumar: tocar na banda de garotas da Sweet Sue (Joan Shawlee) e suas Sincopadoras. Em trajes femininos, os dois se juntam ao resto da banda em um trem que vai para Miami, Flórida. Diante desta situação, Joe adota o nome de Josephine e Jerry torna-se Daphne. De repente eles vêem Sugar Kane (Marilyn Monroe), a vocalista da banda de Sweet Sue. Jerry se apaixona na hora, mas Joe o lembra que ele não pode se fazer notar. Porém, após chegarem a Miami, um milionário (Joe E. Brown) se apaixona por Daphne e Joe resolve se fazer passar por um milionário para tentar conquistar Sugar, tudo isto em meio à uma reunião dos Amigos da Ópera Italiana, uma convenção de criminosos que traz à cidade Spats Colombo e sua gangue.

Marilyn Monroe (Sugar Kane)

Tony Curtis (Joe / Josephine)

Jack Lemmon (Jerry / Daphne)

George Raft (Spats Colombo)

Pat O'Brien (Mulligan)

Joe E. Brown (Osgood Fielding III)

Nehemiah Persoff (Bonaparte)

Joan Shawlee (Sweet Sue)

Billy Gray (Sig Poliakoff)

George E. Stone (Toothpick Charlie)

Dave Berry (Beinstock)

Título Original: Some Like It Hot

Gênero: Comédia

Tempo de Duração: 122 minutos

Ano de Lançamento (EUA): 1959

Estúdio: United Artists / Ashton Productions / Mirisch Company

Distribuição: United Artists

Direção: Billy Wilder

Roteiro: I.A.L. Diamond e Billy Wilder, baseado em estória de M. Logan e Robert Thoeren

Produção: Billy Wilder

Música: Adolph Deutsch

Direção de Fotografia: Charles Lang

Direção de Arte: Ted Haworth

Figurino: Orry-Kelly

Edição: Arthur P. Schmidt