APENAS UMA VEZ

Para variar, no último domingo amanhaceu frio e chovendo, coisa rara aqui na Capital de São Paulo. Aproveitei para fazer o que mais gosto: assistir filmes.

Entre os escolhidos quero ressaltar "Apenas uma Vez", do diretor e roteirista John Carney, ganhador do Oscar de Melhor Canção (Falling Slowly) em 2008 e de Melhor Filme Estrangeiro no Independent Spirit Awards. Este filme, que estreou em 18 de Abril de 2008, pode ser visto em DVD e na programação dos canais por assinatura. Uma boa opção para se ver em família.

Aliás, para quem gosta de vídeos de festas e de "pegadinhas" vai ter uma aula de como fazer uma ótima produção caseira - que aqui ganha o nome de independente. Com direito a cenas tremidas de quem tenta enquadrar os atores no foco da camêra que mantem nas mãos.

Talvez seja exatamente isso que dê um clima intimista à história: a sensação de ser uma filmagem em família.

O roteiro se passa nas ruas de Dublin onde um homem canta e toca violão para ganhar uns trocados e uma imigrante tcheca vende flores. Ambos desiludidos com o amor. Como não poderia deixar de ser, eles acabam se conhecendo e se envolvendo emocionalmente. Mas se você espera cenas de uma paixão avassaladora, esqueça!

Apesar de ser classificado como romance, "Apenas uma Vez" parece um músical, pois é a música que comanda as ações dos personagens. E tem muitaaaa música boa, tanto que uma delas ganhou o Oscar.

Tem um trecho no filme que me chamou muito a atenção, por coincidência, eu li referencias à ela em uma crítica do filme. Segundo o jornalista que escreveu, essa seqüência é a que melhor exemplifica o poder do filme de colocar-nos lado a lado com as experiências que eles passam na tela, com a camera sempre os acompanhando os personagens de perto. Para mim é o momento ideal de ir ao banheiro sem perder nadinha do filme.

A mocinha é incumbida de colocar letra em uma das melodias compostas pelo mocinho e na hora "H" acaba as pilhas do CD player portátil.

Ela sai de casa, de roupão e pantufas, para comprar pilhas; fica parada no balcão da loja ouvindo a música e cantando; depois sai e volta para casa tranquilimante e ainda cantando, enquanto acompanhamos todo o seu trajeto e ouvimos o resultado da composição da dupla na íntegra. Não torça o nariz, a voz é maravilhosa e a música vale a pena.

Enfim, "Apenas uma Vez" mostra a habilidade do diretor e roteirista em fazer com que torçamos para que esse amor, forte e bonito, ultrapasse as barreiras do medo, mas, fugindo a regra, nunca chega a se consumar. Será?

Assista!

Eu adorei e recomendo.

FICHA TÉCNICA

Diretor: John Carney

Elenco: Alaistair Foley, Catherine Hansard, Glen Hansard, Kate Haugh, Senan Haugh, Darren Healy, Gerard Hendrick, Bill Hodnett, Markéta Irglová, Danuse Ktrestova, Pat McGrath, Sean Miller, Geoff Minogue, Leslie Murphy, Mal Whyte.

Produção: Martina Niland

Roteiro: John Carney

Fotografia: Tim Fleming

Duração: 85 min.

Ano: 2006

País: Irlanda

Gênero: Romance

Cor: Colorido

Distribuidora: Ipanema Filmes

Classificação: 12 anos

Etelvina de Oliveira
Enviado por Etelvina de Oliveira em 25/08/2009
Reeditado em 25/08/2009
Código do texto: T1773165
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.