PRA ONDE EU IREI? - OSNEI DE LIMA

Pânico e referências cristãs ditam a tônica do longa-metragem Pra Onde Eu Irei?, do diretor gaúcho Osnei de Lima

A cidade de Erechim – localizada ao norte do Rio Grande do Sul, na região do Alto Uruguai – não deve se orgulhar por ter registrado a primeira morte de gripe suína no país, mas certamente se orgulha por ter sido escolhida para a locação do filme Pra Onde Eu Irei?, cujo roteiro retrata o pandemônio que se instala sobre uma comunidade vitimada por uma tal doença fatal – uma clara ilusão à própria gripe. “A trama pode até parecer fatalista, mas a intenção é justamente contrária. O filme transmite uma mensagem de fé, de que não podemos perder a esperança por pior que sejam as circunstâncias”, explica o diretor e roteirista Osnei de Lima, membro da Igreja O Brasil Para Cristo de Erechim, uma das parceiras engajadas na produção.

Com um elenco de atores amadores residentes na cidade e selecionados no salão da própria igreja – mesmo critério adotado para a formação da equipe técnica –, o longa foi filmado em apenas duas noites. Segundo o diretor, a opção por cidadãos locais para compor o casting do filme foi preponderante para dar mais realismo às cenas. Nada mais natural, uma vez que toda a comunidade se preparava para o surto de gripe suína que ameaçava o município. “Expliquei mais ou menos como se manipulava o equipamento e todos abraçaram a causa”, continua.

Apesar de um orçamento pífio de R$ 800 reais – por se tratar de um trabalho sem fins lucrativos, os atores trabalharam como voluntários – e produção tão rápida quanto a própria incubação do influenza A, o resultado parece ter deixado a todos extremamente satisfeitos, principalmente o cineasta, que alimenta excelentes perspectivas justamente por pegar carona num problema de saúde pública dos mais sérios. “Até mesmo pelo tema da gripe, o filme tem potencial para atingir o mercado internacional”, aposta.

Por trás da causa eminentemente social, Pra Onde Eu Irei? traz também diversas referências cristãs, a começar pela trilha sonora de Marcos Goes – o título do filme foi extraído de uma de suas canções. Na última cena, numa pregação apocalíptica, um pastor faz uma espécie de apologia entre a epidemia e o fim dos tempos. Segundo ele, está na hora de todos se voltarem para Deus.

Fonte: Revista Eclésia - Edição 138

* caso queira adquirir a revista ou o filme, favor solicitar por e-mail.

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 04/11/2009
Reeditado em 08/01/2010
Código do texto: T1905038
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.