O Homem que Matou o Facínora

Revi recentemente na TV a cabo, um dos mais belos westerns de Ford.

A letra da música já vale como resenha:

The Man Who Shot Liberty Valence

Gene Pitney

Idioma original: ING

When Liberty Valance rode to town

The womenfolk would hide, they'd hide

When Liberty Valance walked around

The men would step aside

Cause the point of a gun was the only law

That Liberty understood

When it came to shooting straight and fast

He was mighty good

From out of the East a stranger came

A law book in his hand, a man

The kind of a man the West would need

To tame a troubled land

Cause the point of a gun was the only law

That Liberty understood

When it came to shooting straight and fast

He was mighty good

Many a man would face his gun

And many a man would fall

The man who shot Liberty Valance

He shot Liberty Valance

He was the bravest of them all

The love of a girl can make a man stay on

When he should go, stay on

Just trying to build a peaceful life

Where love is free to grow

But the point of a gun was the only law

That Liberty understood

When the final showdown came at last

A law book was no good

Alone and afraid, she prayed that he'd

Return that fateful night, oh that night

When nothing she said could keep her man

From going out to fight

From the moment a girl gets to be full grown

The very first thing she learns

When two men go out to face each other

Only one returns

Everyone heard two shots ring out

The shot made Liberty fall

The man who shot Liberty Valence

He shot Liberty Valance

He was the bravest of them all

The man who shot Liberty Valance

He shot Liberty Valance

He was the bravest of them all

http://www.muitamusica.com.br/6089-gene-pitney/248187-the-man-who-shot-liberty-valence/letra/

The Man Who Shot Liberty Valance (br.: O Homem que Matou o Facínora; pt.: O Homem que Matou Liberty Valance) é um filme de 1962 do gênero Western, dirigido por John Ford. O roteiro foi adaptado de um conto da escritora Dorothy M. Johnson. Juntamente com The Searchers (br.: Rastros de Ódio, pt.: A Desaparecida), My Darling Clementine (br., pt.: Paixão dos Fortes) e Stagecoach (br.: No Tempo das Diligências; pt.: Cavalgada Heróica), o filme é considerado um dos melhores do lendário diretor Ford, e um clássico do cinema de todos os tempos. Filmado em preto e branco.

Elenco

• James Stewart ... Ransom Stoddard

• John Wayne ... Tom Doniphon

• Vera Miles ... Hallie Stoddard

• Lee Marvin ... Liberty Valance

• Edmond O'Brien ... Dutton Peabody

• Andy Devine ... Delegado Link Appleyard

• Ken Murray ... Doc Willoughby

• John Carradine ... Maj. Cassius Starbuckle

• Jeanette Nolan ... Nora Ericson

• John Qualen ... Peter Ericson

• Willis Bouchey ... Jason Tully (condutor)

• Carleton Young ... Maxwell Scott

• Woody Strode ... Pompey

• Denver Pyle ... Amos Carruthers

• Strother Martin ... Floyd

• Lee Van Cleef ... Reese

• Robert F. Simon ... Handy Strong

• O.Z. Whitehead ... Herbert Carruthers

• Paul Birch ... Prefeito Winder

• Joseph Hoover ... Charlie Hasbrouck (repórter do 'The Star')

Sinopse

A história começa quando as pessoas estão preparando um funeral. Um senador dos Estados Unidos da América e sua esposa estão de volta à pequena cidade de Shinbone, num território do Oeste não identificado (provavelmente o Colorado, com menções ao Rio Picketwire). O senador começa contar a um jornalista a razão dele estar ali para o enterro. A medida que ele relata os fatos, aparecem as cenas em flash back.

O senador é Ransom Stoddard, na sua juventude um advogado que acreditava na lei e na ordem, mas que se recusava a carregar uma arma. Ele era amigo de Tom Doniphon, um pistoleiro que vis nas armas a melhor forma de manter a lei e a ordem. Doniphon e Stoddard mantiveram um tenso relacionamento, pois ambos se interessavam por Hallie. Hallie acabou preferindo Stoddard, para desilusão de Doniphon.

Quando o fora-da-lei Liberty Valance retornou faminto à cidade, causou desordem nos saloons e restaurantes. Valance temia apenas um homem: Tom Doniphon. O bandido roubara e espancara Stoddard quando este chegara à cidade, obrigando-o a trabalhar no restaurante para pagar pela comida e estadia. Quando viu Stoddard, Valance o provoca mas Tom intercede.

Depois, Valance continuou a aterrorizar a cidade. Stoddard decidiu fazer alguma coisa e acabou desafiando Valance para um duelo. Completamente desajeitado com uma arma, Stoddard era presa fácil para o bandoleiro. Mas quando chega o duelo, coisas misteriosas e surpreendentes começaram a acontecer.

• Depois que deixa o bar para duelar com Ransom Stoddard, Liberty Valance vence uma rodada de pôquer com um par de "ases" e um par de "oitos". Esta é a famosa "Dead man's hand" (mão do homem morto), chamada assim porque eram essas cartas que estavam na mão de Wild Bill Hickok quando ele foi assassinado por Jack McCall em Deadwood, Dakota do Sul, em 2 de agosto de 1876.

• O personagem de John Wayne chama de "Pilgrim" (religioso) seu rival amoroso interpretado por James Stewart, cerca de 23 vezes no filme. O termo acabou se tornando característico de Wayne, sempre imitado. Mas fora esse filme, ele o usou novamente apenas em McLintock!.

A "fala" famosa

• Maxwell Scott: "This is the west, sir. When the legend becomes fact, print the legend". (-Este é o Oeste, senhor. Quando a lenda antecede os fatos, publique-se a lenda).

http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Man_Who_Shot_Liberty_Valance

Com “ O Homem que matou o facínora” John Ford estabelece os arquétipos do western, como o cowboy livre e autosuficiente, que confia apenas em seu revólver (Tom Doniphon – John Wayne), o advogado que coloca a Lei acima das armas (James Stewart ... Ransom Stoddard), o bandido à serviço dos grandes pecuaristas (Lee Marvin ... Liberty Valance), o editor do jornal, um poeta alcoolizado (Edmond O'Brien ... Dutton Peabody), o sherife covarde (Andy Devine ... Delegado Link Appleyard ).

A técnica do flash back permite a Ford envolver o filme numa aura de mistério. O cowboy se vale das armas para proteger o advogado que representa o futuro do EUA, um lugar onde terá que haver oportunidades para os indivíduos trabalhadores, nem que para isso o Lei tenha que ser estabelecida pelas armas contra os pecuaristas gananciosos, algo que transposto para o Brasil poderia ser comparável a luta pela terra que se desenvolve no presente.

É notável o grande concentração de bons atores no filme, John Wayne, James Stewart, Lee Marvin, John Carradine ( O pai do Kung-fu, David Carridine), Lee Van Cleef (Que viria a ser o bandido mor dos filmes de Sergio Leone), Woody Strode ( o servo fiel, que motiva uma pequena cena antiracista do saloon) e Andy Devine e a bela Vera Miles.