Na natureza selvagem (Into the wild)

Acho que hoje estou mais preparado pra falar sobre esse filme. Disseram-me que o Ed Motta, certa vez, falou que a primeira melodia que vem à cabeça deve ser rejeitada, pois trata-se da mais fácil composição, confortável, que deve carregar, acredito, a nossa aparente necessidade de não fazer esforço.

Revi o filme, mais de uma vez, pensei sobre o que havia pensado, e agora posso dizer: é um filme muito legal. Não surpreende por sua fotografia, mas ela é linda. Não surpreende pela atuação, mas ela não é ruim, tem seus highlights, mérito também da direção, claro. William Hurt está muito bem. Engraçado, um dos filmes memoráveis do Hurt, pra mim, é aquele "Altered States", dos anos 80, trashão. A filmografia do cara é gigante e já tem coisa pra 2011. Marcia Gay Harden também se encaixou muito bem no papel, ela tem mesmo aquele jeitão de mãe estadunidense. A mãe do Kevin Arnold, em Wonder Years, por exemplo, nunca me convenceu.

A história é baseada em fatos reais e a família do jovem McCandless ajudou bastante na produção do filme. O mérito, no entanto, é a mensagem que Cristopher McCandless deixou em seu último instante de vida, esta, que não percebi quando vi na primeira, na segunda, somente agora, pela terceira vez, ficou clara pra mim. Mais do que "a felicidade só existe quando compartilhada", que é o mais óbvio, com certeza o que ganha o coração do povo, é a mensagem que precede a última cena. Alexander Supertramp se questiona, a respeito da revelação que tinha naquele momento, que se pudesse voltar, aqueles que lá ficaram poderiam ver aquilo que ele via? Poderia ele mostrar a eles o que descobrira em sua peregrinação?

Infelizmente, ou felizmente, não. Já nos disse o Buda que a sabedoria é um caminho que se trilha sozinho. Andar sobre as pegadas alheias é caminhar a sorte de outro. O que o jovem McCandless legou ao mundo foi a importância da experiência como reveladora de uma sabedoria, tão válida quanto qualquer outra, e cujos frutos podem e devem ser compartilhados, se o princípio fundamental de uma comunidade for a Felicidade.

Avati
Enviado por Avati em 18/08/2010
Reeditado em 28/08/2010
Código do texto: T2444921
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.