Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

V DE VINGANÇA

Sinopse:
Cinco de novembro de 1605. Guy Fawkes é capturado no porão do Parlamento com grande quantidade de explosivos. Fawkes, extremista católico e herói condecorado por sua bravura e determinação, pretendia explodir juntamente com outros católicos descontentes o Parlamento e matar James I, o rei inglês que propusera multa para quem não comparecesse às missas anglicanas. Fawkes foi escolhido para iniciar o incêndio. No entanto, um dos conspiradores alertou um amigo que trabalhava no Parlamento para que não comparecesse à cerimônia de abertura do dia 5 de novembro de 1605, a data do atentado. A informação acabou chegando aos ouvidos do rei, que frustrou o plano dos terroristas. Fawkes foi torturado e executado numa forca diante do Parlamento em 31 de janeiro de 1606.

400 anos depois os ideais de Fawkes de justiça e liberdade continuam vivos atrás da máscara do misterioso V, que se apresenta como um "veterano do teatro de variedades" e é amante de música, de Shakespeare e do filme O Conde de Monte Cristo.

Nesta difícil época, por volta do ano 2020, uma praga dizimou boa parte da população mundial, os Estados Unidos sofrem a pior crise de sua história depois de uma guerra (o país é mencionado como uma colônia de leprosos e sua decadência é atribuída pela TV à perversão de costumes, à falta de fé e ao homossexualismo) e o governo inglês usa a mídia - representada pela rede de TV BTN (British Television Network) para causar medo na população. Milhões de pessoas vivem sob rigoroso monitoramento, o que se traduz em um ambiente de policiamento ultra-intensivo, vigilância eletrônica e falta de privacidade.

A jovem produtora da TV BTN Evey Hammond se arrisca, certa noite, a sair depois do toque de recolher e é cercada por três oficiais de segurança do governo, chamados de homens-dedo. Nesta noite Evey é salva por V, que a leva para assistir do alto de um edifício à explosão do edifício Old Bailey ao som da “Abertura 1812", do russo Piotr Ilyitch Tchaikovsky numa mistura de dinamite e fogos de artifício.

O Chanceler Adam Sutler é o tirano que controla o Estado e a TV BTN através de uma tela de onde comanda o seu primeiro escalão, representado por Eric Finch, Roger Dascomb e Peter Creedy.

Lewis Prothero, conhecido como A Voz de Londres, é o apresentador principal da TV BTN e no passado foi Comandante do Centro de Reabilitação de Larkhill, na verdade uma espécie de Campo de Concentração onde o Estado realizava experiências com armas biológicas utilizando cobaias humanos. V foi no passado o prisioneiro da cela V em Larkhill e agora sua vingança pessoal inclui matar todo o quadro de funcionários daquele Centro de Reabilitação.

Além disso, em sua luta para libertar o povo da Inglaterra da corrupção, da crueldade e da opressão que envenenaram o governo, V condena a natureza tirânica dos líderes e convida os cidadãos a se juntarem a ele no dia 5 de novembro, o Dia de Guy Fawkes. Em lembrança àquele dia, V pretende realizar o plano pelo qual Fawkes foi executado em 5 de novembro de 1605: vai explodir o Parlamento.
Evey Hammond, filha de militantes anti-fascistas, alia-se a V se oferece para ajudá-lo em sua tarefa. Mas antes irá passar por um duro desafio, ao ser capturada, presa, torturada e ameaçada de ser fuzilada, enfrentando a morte.

Ficha Técnica
(V for Vendetta, EUA/ Alemanha, 2006)
Ficção Científica - 132 min.
Direção: James McTeigue
Roteiro de Andy Wachowski e Larry Wachowski, baseado nos personagens criados por David Lloyd e Alan Moore. Produção de Grant Hill, Joel Silver, Andy Wachowski e Larry Wachowski para a Warner Bros. / Silver Pictures / Anarchos Productions Inc. / Virtual Studios. Música de Dario Marianelli.  Fotografia de Adrian Biddle. Direção de Arte de Marco Bittner Rosser, Stephan O. Gessler, Sarah Horton e Sebastian T. Krawinkel. Elenco: Natalie Portman (Evey Hammond), Hugo Weaving (V), Stephen Rea (Finch), John Hurt (Sutler), Roger Allam (Prothero), Clive Ashborn (Guy Fawkes), Sinéad Cusack (Dra. Delia Surridge), Nicolas de Pruyssenaere (Marshal), Stephen Fry (Gordon Deitrich), Selina Giles (Mãe de Evey), Rupert Graves (Dominic), Ben Miles (Dascomb), Tim Pigott-Smith (Creedy), Cosima Shaw (Patricia), John Standing (Bispo Lilliman), Natasha Wightman (Valerie).

AIRTON SHINTO
Enviado por AIRTON SHINTO em 13/10/2006
Reeditado em 06/12/2006
Código do texto: T263380
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
AIRTON SHINTO
São Paulo - São Paulo - Brasil
91 textos (53362 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 02:47)