As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

É a produção cinematográfica do segundo livro da série As Crônicas de Nárnia, escrito em 1951 por C. S Lewis que relata o retorno dos quatro irmãos Pevensie, Pedro (William Moseley), Susana (Anna Popplewell), Edmundo (Skandar Keynes) e Lúcia (Georgie Henley).

Como reis e rainhas, os irmãos voltam a esta terra fantástica a cerca de 1300 anos no tempo de Nárnia (um ano em nosso mundo), e descobrem que enquanto estiveram ausentes, Nárnia foi invadida pelos Telmarinos. Os Narnianos tiveram que se esconder fora do território por eles conquistado, mas o Príncipe Caspian, detentor do direito de sucessão ao trono de Telmar, consequentemente ao de Nárnia, deseja devolver a liberdade aos seus habitantes. Para isso irá contar com a ajuda dos antigos reis invocados do nosso mundo através da trompa mágica de Susana, e também com a ajuda do “Grande Leão” Aslam.

Apesar de também ser telmarino, o príncipe Caspian gostava muito de ouvir histórias sobre a época de ouro de Nárnia. Naqueles dias seu tio Miraz era rei por ter deposto o pai de Caspian, o rei Caspian IX, através de manobras políticas e golpes planejados. Como Miraz não tinha filhos, ele cuidava para que o príncipe Caspian não o sucedesse no trono. Quando finalmente, Miraz consegue ter um filho legítimo, ordena o assassinato do Príncipe, que com a ajuda de um velho Ancião, é obrigado a fugir, indo ao encontro dos antigos habitantes de Nárnia. Os Narnianos se unem ao Príncipe Caspian, que resolve liderá-los na batalha contra Miraz , e com a chegada dos antigos reis e rainhas de Nárnia, eles se fortalecem ainda mais, reascendendo suas esperanças...Aslan finalmente entra em cena, e invoca os espíritos das árvores para combater o exército de Miraz, que sentindo-se derrotado, resolve fugir, mas logo é surpreendido pelo poder do “Grande Leão”...

O príncipe Caspian assume o trono como Rei, e os últimos Telmarinos são banidos de Nárnia. Aslam comunica então que Susana e Pedro não mais retornariam à este mundo, pois já tinham cumprido sua missão, mas que Edmundo e Lúcia ainda precisariam voltar mais uma vez, conforme é descrito em “A Viagem do Peregrino da Alvorada”...

Um filme de espetaculares efeitos especiais e de uma fundamentação cristã extraordinária, capaz de envolver com sensibilidade, crianças, jovens e adultos. Traz em sua trilha sonora, a belíssima interpretação da cantora Regina Spektor, com a música “The Call” (O Chamado), que encanta nos últimos minutos dessa grandiosa Obra-prima.