Além da distância

Filmado em 2009 pelo Melodrama Pictures, Mary & Max, uma amizade diferente, mostra que as histórias animadas não se restringem ao público infantil. Feito com massinha e tendo os ótimos atores Toni Collette e Philip Seymour Hoffman fazendo as vozes dos protagonistas, Mary & Max é um filme, ao mesmo tempo, surpreendente e comovente.

Mary é uma menina australiana de 8 anos, filha única, inteligente e sensível, mas profundamente problemática. Sem amigos, desprezada pelos colegas de escola, com um pai ausente e uma mãe desequilibrada e alcóolatra, ela se sente muito sozinha. Um dia, em uma agência dos Correios, ela encontra o endereço do americano Max Jerry Horovitz e resolve escrever para ele.

Max é um homem de 44 anos, que vive sozinho em um apartamento em Nova York, obeso e com dificuldades de relacionamento por ser portador da Síndrome de Asperger. Ao receber a carta da pequena Mary, seu mundo metódico entra em reviravolta e entra em início uma amizade improvável, que mudará suas vidas.

Ambos vão se abrindo e vendo que são mais parecidos do que se diria: são solitários, gostam de leite condensado e chocolate, do mesmo desenho animado e têm necessidade de encontrar alguém em quem confiar.

Um vai contando ao outro suas inseguranças, medos e esperanças. A amizade que se desenvolve é a única coisa certa no meio das tempestades e desilusões que ocorrem em suas vidas. Mary vai crescendo, aprendendo a enfrentar seus problemas, enquanto Max tenta contornar as barreiras que dificultam sua comunicação com as pessoas e realizar seus objetivos pessoais.

Este filme não é apenas uma bonita história de amizade que supera distâncias e vence barreiras, mas também de superação, mostrando que podemos aprender a superar os acontecimentos tristes e os obstáculos do cotidiano e que, para isso, muitas vezes, basta encontrarmos quem se importe realmente conosco, independentemente deste alguém estar perto ou longe.