EDUKATORS

Todo Coração é uma Célula Revolucionária

Edukators ( Os Educadores, 2004) cujo titulo original: Die Fetten Jahre sind vorbei (Os anos de fartura estão acabados) é um filme alemão-austriaco lançado em 2004 cuja trama mescla: politica, romance e suspense em doses exatas e sua direção bem como a atuação dos jovens atores têm tudo para ser um sucesso entre a juventude do século XXI.

Porém, Edukators é um filme pouco conhecido do grande público, fato lamentável principalmente se levarmos em consideração o fervor politico-social pós "11 de setembro" desse novo século. Mesmo com todo esse cenário de mudança e caos seguimos hipnotizados pelos elfos e hobbits do Senhor dos Anéis (2001, 2002, 2003) e alienados por um super heroi americano com poderes de aranha ( Spider Man, 2002).

Edukators veio na contramão dessas propostas, a trama desenvolve-se

a partir da amizade de Jan (Daniel Bruhl, de Adeus, Lênin) e Peter (Stipe Erceg) que se autodenominam: "Os Edukadores" e de forma criativa e sem violência protestam contra as injustiças sociais invadindo mansões, sem levar nada, para desorganizar os movéis e deixar um aviso, aos milionários de que "seus dias de fartura estão contados". Quando Jule (Julia Jentsch), namorada de Peter, resolve participar dessa atividade invadindo a casa de Hardenberg (Burghart Klaubner) com Jan, enquanto Peter está viajando, a história dá uma guinada inesperada e os "edukadores" terão que mudar radicalmente a sua estratégia. Apartir daí intensifica-se o debate politico, desenvolve-se um triangulo amoroso, que serviu mais para proporcionar ao filme um apelo pop indispensável, e evoluiu para um final surpreendente.

O filme tornou-se muito maior que a opinião marxista de um diretor austríaco sobre como o capitalismo e o consumismo pode sufocar a vida de três jovens em Berlim. Tornou-se um elemento ilustrativo da transformação do século XXI, onde o super-herói da história não é americano, alemão ou asiático mas sim um ideal, uma luta, uma causa.

Trata-se, como o próprio Marx reconheceria do filme, de um modelo ilustrativo para se poder analisar "uma época de transformação", na qual percebemos como as relações de produção formam a base da sociedade, sobre a qual se apoia a superestrutura juridica e politica com formas correspodentes do que é ter consciencia social. E sobretudo a necessidade de revolução social ante a opressão das relações de produção, ou com sua forma juridica, as relações de propriedade.

Em Edukators, salta à vista a referência do papel da luta de classes no processo de transição da sociedade. O que é ainda mais interessante se lembrarmos a clássica fórmula do Manifesto do Partido comunista: "A história de todas as sociedades até os nossos dias é a história da luta de classes".

Deixando em aberto a discussão sobre a participação ativa dos jovens na transição onde a desigualdade de forças entre as relações de produção e a luta de classes é o combustível para a construção de um ideal, muitas vezes utópico, mas que no fundo existe em todo jovem: "eu sou capaz de mudar o mundo". Mas que muitas vezes é deixado de lado e quando percebemos estamos velho com o vigor disperdiçado, com ideais de uma vida de grife e fazendo escolhas individuais numa sociedade que continua cada vez mais injusta e desigual.

***************************************************

Título: Edukators - Os Edukadores

Título Original: Die Fetten Jahre sind vorbei / The Edukators

Diretor: Hans Weingartner

País de Origem: Alemanha/Austria

Tempo de Duração: 127 minutos

Ano de Lançamento: 2004

Marcelo Lopes
Enviado por Marcelo Lopes em 31/03/2011
Código do texto: T2882439