Reencontrando a Felicidade


Título original: Rabbit Hole
Diretor: John Cameron Mitchell
Elenco: Nicole Kidman, Aaron Eckhart, Dianne Wiest, Miles Teller, Tammy Blanchard, Sandra Oh
Gênero: Drama
Duração: 91 min.
Ano: 2010
Data da Estreia: 06/05/2011
Cor: Colorido
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
País: EUA


      Como na maioria dos casos, o título original do filme é muito mais interessante do que o título adotado no Brasil. O que "Reencontrando a Felicidade" tem a ver com "Rabbit Hole" (toca do coelho)? Nada. O título brasileiro só faz querer atrair o público com termos chamativos, coisa de publicitário. Mas ainda bem, o título brasileiro em nada compromete o filme em si.

      O filme fala sobre a dor da perda na vida de um casal. Becca (Nicole Kidman) e Howie (Aaron Eckhart) perderam seu pequeno filho em um acidente. Becca é quem mais sofre e tem dificuldades para superar o ocorrido, até começar se relacionar com Jason (Miles Teller), garoto que atropelou acidentalmente seu filho. Jason parece sofrer tanto quanto o casal e nenhum ressentimento permanece em Becca em relação a ele. Nos encontros em um parque público, dentre confissões mútuas e lágrimas, Jason e Becca acabam conversando sobre universos paralelos, tema de uma revista em quadrinhos que Jason está criando. O título que ele deu a revista é "Rabbit Hole", clara referência ao livro de Lewis Carroll, "Alice no País das Maravilhas". E é por isso que o título original do filme é muito melhor. Para entender o que universos paralelos tem a ver com o enredo do filme, só assistindo mesmo.

      É possível detectar uma postura crítica do filme em relação a religião, em como esta pode falhar em consolar aqueles que perderam seus entes queridos. A nova proposta: consolar-se através da ciência. Isso, se você acreditar nela.

      Nicole Kidman fica bem melhor em papéis dramáticos. Seu rosto mais ao natural, sem toneladas de maquiagem, fica mais convincente com o papel que interpreta. Destaque para o talentoso ator que interpreta Jason, Miles Teller. Pode escrever aí, o garoto ainda vai brilhar muito nas telinhas. Filme a conferir.

     
Follow the Rabbit.  


Maio de 2011

Fonte da imagem